O segundo dia do US Open of Surfing Huntington Beach, a primeira de 4 etapas Challenger Series, foi dedicado ao surf feminino.

Tudo começou com uma vitória de Caroline Marks, no primeiro heat do dia, enquanto que umas horas mais tarde Dimity Stoyle fez uma das melhores performances do dia, vencendo com um par de notas 7 em ondas de meio metro com um forte vento on-shore.

A primeira portuguesa na água foi Teresa Bonvalot, que tinha como adversárias Macy Callaghan, Samantha Sibley e Kalani Johnson, 7º heat da fase. Teresa logo na sua segunda onda fez uma manobra impressionante, uma batida de backside a soltar o tail numa zona muito crítica da onda, garantindo uma nota de 5.17, que poderia ter sido muito mais, mesmo sem perseguir os pontos do inside. Mais tarde apostou numa esquerda com um snap e uma boa batida para fazer uma nota semelhante e aumentar a liderança. Entretanto Callaghan fez uma nota mais forte e passou para a frente e mesmo com alguns erros na utilização da prioridade e sob forte ataque de Samantha, Bonvalot seguiu para o round seguinte.

Carolina Mendes competiu logo a seguir contra Coco Ho, Minami Nonaka e Sawyer Lindblad, mas não conseguiu impor o seu bom surf, sendo eliminada apesar de se ter atirado a algumas secções pesadas.

Depois foi a vez de Yolanda Hopkins, logo no heat seguinte, competir com Isabella Nichols, Garazi Sanchez e Anne dos Santos. Garazi  e Isabella disputaram o primeiro lugar entre elas durante algum tempo, enquanto que Yolanda parecia adormecida no pico. Até que apanhou uma direita com uma secção muito “quadrada” e quando completou um reentry muito crítico, passou directamente para o primeiro lugar. No fim a liderança acabou Yolanda, que, mesmo com um back up fraco, garantiu a primeira vitória lusa na categoria feminina deste evento.

Acompanha acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com portugueses

Prova masculina
Round 2
Heat 1 | Jack Robinson x Vasco Ribeiro x Shun Murakami x Michel Bourez

Prova feminina
Round 2
Heat 3 | Keely Andrew x Sarah Baum x Teresa Bonvalot x Sawyer Lindblad
Heat 5  | Keala Tomoda-Bannert x Yolanda Hopkins x Sara Wakita x Zoe McDougall

Comentários