Chegou ao fim a antepenúltima etapa do circuito Challenger Series, o Lexus US Open of Surfing de 2024, realizado em Huntington Beach, Califórnia, EUA.
Entre os 6 portugueses em prova, 3 chegaram ao round de 32 surfistas, Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins. Todas surfaram bem nesta fase mas apenas Yolanda passou, atrás de Lakey Peterson, batendo Teresa Bonvalot e Nora Liotta. Yolanda voltou a brilhar, batendo a sensação havaiana, Keala Tomoda-Bannert para se qualificar para os quartos de final. Foi aí que a sua prestação chegou ao fim, face à ex-top do CT, Bronte Macaulay.
A vencedora da prova foi Sally Fitzgibbons, que bateu Bella Kenworthy neste local onde venceu em 2011, quando o US Open fazia parte do Championship Tour. Sally passou para a liderança do circuito CS, seguida de Bella, Isabella Nichols, Erin Brooks e a surpresa basca, Nadia Erostorbe. É um top5 bastante sólido a nível de pontos, mas ainda há espaço para mudanças e consolidações. Entre as portuguesas, Yolanda Hopkins é a melhor classificada, em 12º lugar, seguido de Teresa Bonvalot em 17º e Francisca Veselko em 19º. Apesar da aparente proximidade no ranking, há uma grande diferença em pontos entre Hopkins e as seguintes, já que a algarvia conta com dois 5º lugares de vantagem, no entanto todas elas têm hipóteses de subir muito no ranking, mas precisavam de fazer finais nas provas que faltam.
A prova masculina fez-se história com a primeira vitória mexicana da história deste circuito. Alan Cleland, filho de um surfista californiano que emigrou para o México, superou na última onda da final, em cima do toque, outro surfista que vive no México, Marco Mignot, mas que compete por França. Os dois furaram o top10 do circuito, que continua a ser liderado por Ian Gouveia mas onde ainda há muitas mudanças por acontecer. Os portugueses neste circuito, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro, encontram-se em 67º e 79º respectivamente, ficando a precisar de fazer finais nas provas que faltam para conseguirem conquistar vagas no Championship Tour de 2025.
O circuito segue agora para Portugal, onde se realiza o EDP Ericeira Pro, de 29 de setembro a 6 de agosto em Ribeira D’Ilhas, Ericeira.
Comentários