Ao fim de quase uma semana de prova, dividida entre a prova CS masculina e feminina e de longboard masculino e feminino, o Wallex US Open of Surfing, Presented By Pacifico chega às fases finais com apenas uma representante lusa.
Esta etapa, realizada em Huntington Beach, Califórnia, EUA, não foi muito positiva para os surfistas nacionais, com várias derrotas nos heats de estreia. Tudo começou na prova feminina, com eliminações de Francisca Veselko e Carolina Mendes, enquanto que Yolanda Hopkins, que também arrancou no round de 48 surfistas, passou a sua bateria em primeiro lugar.
Seguiu-se a prova masculina, no dia seguinte, que entretanto tinha avançado até ao round de 64, onde se encontrava Frederico Morais. Kikas fez um heat sólido, liderando grande parte com um par de notas boas, mas no fim foi surpreendido pelo surf progressivo de Eli Hanneman e pelo backside afiado de Joan Duru, sendo também eliminado.
Depois de mais alguns dias de prova as duas resistentes nacionais voltaram à água, mas tiveram sortes diferentes. Teresa Bonvalot, que começava o seu percurso no round de 32, tinha como adversárias Vahine Fierro, Silvana Lima e Zoe Benedetto. A surfista de Cascais abriu com uma nota boa e foi melhorando ao longo da bateria, agarrando uma liderança sólida para vencer e deixar a norte americana Benedetto em segundo lugar e a número 3 do ranking, Vahine, eliminada juntamente com a ex-número 2 do mundo, Lima.
Pouco depois foi a vez de Yolanda Hopkins defrontar Isabella Nichols, Nikki Van Dijk e Ariane Ochoa. As suas adversárias começaram melhor, deixando a algarvia a correr atrás de notas fortes, acabando por ser eliminada.
Teresa Bonvalot, a última resistente do surf nacional, terá como adversária a veterana Sally Fitzgibbons, no sexto heat do round de 16. Acompanha tudo em directo AQUI!
Comentários