Depois de um dia dedicado à categoria masculina, onde vimos Vasco Ribeiro a vencer o seu heat e Frederico Morais a ser eliminado, o GWM Sydney Surf Pro, segunda etapa Challenger Series de 2022, voltou à água em Manly Beach, Sidney, Austrália.
A prova começou com os heats que restavam da prova masculina, seguindo logo para a prova feminina, que ainda não se tinha estreado. Os destaques das primeiras baterias foram duas havaianas, Luana Silva e, mais surpreendente, a Moana Jones Wong, que provou que quando apanha as três melhores ondas do heat também consegue vencer fora dos tubos de Pipeline.
Já Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins tinham como adversárias Keilani Johnson e Anne Dos Santos no sexto heat da primeira fase. Foi uma bateria muito disputada, com muitas ondas surfadas em que Teresa se mostrou muito à vontade, pontuado várias notas entre os 5.8 e 6.2 com os seus combos de cutback ou snap seguido de fortes reentries de frontside. Anne Dos Santos, uma surfista brasileira que fala inglês com sotaque aussie, acabou por roubar a primeira posição por muito pouco, deixando a portuguesa em segundo lugar. Yolanda também surfou muito bem, atacando todas as secções que apanhou pela frente mas não encontrou o mesmo “flow” que as suas adversárias a acabou eliminada a precisar de uma nota de 7.2 pontos.
Depois foi a vez de Mafalda Lopes defrontar duas ex-tops do CT australianas, Dimity Stoyle e Keely Andrew e ainda Havanna Cabrero, de Porto Rico. Keely “roubou” o heat cedo na disputa, graças a uma onda de 8.33, em que encaixou várias manobras fortes de backside. Mafalda também começou bem, com algumas manobras fortes e uma finalização a soltar as quilhas e garantiu assim um bom back up. Dimity a certa altura passou para a segunda posição, mas a surfista da Caparica soube esperar pelo seu momento e surfou muito bem uma onda de set com poucas secções verticais para pontuar 5.93 e avançar para a fase seguinte com muito mérito.
Ainda antes do dia terminar Francisca Veselko estreou-se nesta prova, tendo como adversárias Alyssa Spencer, Holly Williams e Autumn Hays. Alyssa dominou o heat mas Veselko disputou taco a taco o segundo lugar com Williams e Hays. No minuto final “Kika” apanhou uma onda com algum potencial e precisava de apenas 4.13 pontos para virar o resultado a seu favor, mas não entrou no ritmo certo e não conseguiu fazer a nota que precisava, sendo eliminada.
A “Armada Lusa” ficou assim reduzida a metade ao fim de dois dias de competição, mas esperam-se grandes resultados dos três resistentes.
Acompanha tudo em directo AQUI!
Heats com portugueses
Provas masculina
Round 2
Heat 3 | Vasco Ribeiro x Alejo Muniz x Brodi Sale x Te Kehukehu Butler
Prova feminina
Round 2
Heat 4 | Minami Nonaka x Teresa Bonvalot x Keilani Johnson x Sarah Baum x Molly Picklum
Heat 6 | Zahli Kelly x Mafalda Lopes x Ellie Harrison x Alyssa Spencer
Comentários