As condições mudaram bastante para o terceiro dia do GWM Sydney Surf Pro, a segunda etapa do circuito Challenger Series de 2023. As esquerdas foram trocadas por direitas rápidas e pesadas, condições que obrigavam a alguma adaptação da parte dos competidores, algo que os portugueses fizeram muito bem.

O dia começou com as baterias que faltavam do round de 64 masculino, passando logo de seguida para o round de 32 feminino. Primeiro na água esteve Carolina Mendes que tinha como adversárias Macy Callahan, uma surfista com três temporadas e meia de experiência no CT, e as sempre perigosas Sarah Baum e Ariane Ochoa. Macy era a favorita à vitória mas Carolina não lhe deu hipóteses, pontuando alto em duas ondas de manobras isoladas, reentries em secções pesadas, para vencer a bateria com muito mérito e deixar Callahan em segundo lugar.

Esperava-se uma estratégia semelhante de Francisca Velselko, que competiu dois heats mais tarde contra Isabella Nichols, Tessa Thyssen e Kirra Pinkerton mas acabou por ser um heat com poucas ondas boas e médias baixas. Nichols foi quem encontrou as melhores, enquanto que Kika a 7 minutos do fim apenas contava com uma nota, de 0.9 pontos. Até que apanhou uma onda que lhe permitiu fazer duas manobras e acabou por conseguir segurar o segundo lugar até ao fim, mesmo tendo a contar com back up uma nota de 1.03.

Depois foi a vez de Teresa Bonvalot se estrear nesta prova, em mais um heat difícil contra Luana Silva, Kobie Enright e Sophia Medina. De backside nas rápidas direitas Teresa teoricamente estaria em desvantagem mas com uma boa batida na sua primeira onda e um back up sólido de 6 pontos parecia estar garantida na fase seguinte. Isso até Kobie e Luana fazerem também duas notas sólidas e a empurrarem para terceiro lugar, obrigando-a a fazer mais uma onda boa, uma direita com duas manobras fortes para voltar à liderança, deixando Enright em segundo lugar.

E como não poderia deixar de ser, também Yolanda Hopkins tinha fortes adversárias na sua bateria do round de 32. A algarvia defrontou Sawyer Linblad, Nikki Van Dijk e Nanaho Tsuzuki em condições que a favoreciam bastante e mesmo sem notas muito altas dominou o heat, deixando a veterana do Championship Tour, Van Dijk, em segundo lugar.

A prova ainda entrou no round de 32 masculino, onde se encontrava Frederico Morais. Kikas competiu contra o trio aussie, Mikey McDonagh, Dylan Moffat e Reef Hazlewood, e mais uma vez abusou dos seus combos de três manobras, conquistando um sólido segundo lugar atrás de McDonagh, completando assim um dia muito bom para os surfistas portugueses, com 5 qualificações para as fases seguintes, sem qualquer eliminação.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Prova masculina
Round de 16
Heat 2 | Maxime Huscenot x Frederico Morais

Prova feminina
Round de 16
Heat 3 | Bella Kenworthy x Carolina Mendes
Heat 6 | Teresa Bonvalot x Francisca Veselko
Heat 7 | Erin Brooks x Yolanda Hopkins

Comentários

Os comentários estão fechados.