Chegou ontem ao fim, nos quartos de final de duas surfistas, a prestação da última surfista portuguesa ainda em prova no GWM Sydney Surf Pro, Yolanda Hopkins.

Depois de uma primeira prova bastante fraca para a maior parte dos portugueses na Gold Coast, a passagem da “armada lusa” por Sidney foi bastante melhor, apesar de ter havido algumas derrotas surpreendentes. O primeiro a ser eliminado foi Guilherme Ribeiro, seguido de Frederico Morais, que também não conseguiu impor o seu surf perante Dimitri Poulos, Edgarg Groggia e Robert Grillho a precisar de menos de 4,5 pontos para avançar.

Na categoria feminina Francisca Veselko não conseguiu encontrar ondas com potencial para entrar na disputa com Erin Brooks, Kirra Pinkerton e Eweleiula Wong, acabando por ser eliminada no round de 32. Já Teresa Bonvalot mostrou confiança e bom surf para disputar o primeiro lugar com Alyssa Spencer, acabando em segundo por muito pouco e eliminando Ariane Ochoa e Rosie Smart. Na fase seguinte Teresa foi contra a “portuguese slayer“, Erin Brook que, ao bater Bonvalot num heat onde a surfista de Cascais caiu em algumas ondas, pode orgulhar-se de já ter eliminado as três lusas deste circuito em apenas dois eventos. Mesmo assim Teresa sai com um 9º lugar desta etapa, que já poderá ser um keeper na disputa por uma vaga no Championship Tour.

Yolanda Hopkins mais uma vez foi a melhor surfista nacional em prova. Depois do 9º lugar na Gold Coast, a algarvia bateu Keala Tomoda-Bannert, Talia Swindel e Sanoa Dempfle-Olin no round de 48 e na fase seguinte Sarah Baum e Amuru Tsuzuki, passando atrás de Isabella Nichols. A sua vítima seguinte, já no round de 16, foi novamente Keala Tomoda-Bannert, avançando para os quartos de final. Numa dia onde apenas se realizaram 4 baterias, Yolanda enfrentou Isabella Nichols, e apesar de ter surfado bem e atacado as secções com a sua agressividade típica, Hopkins não conseguiu competir contra a incrível escolha de ondas da aussie, sendo eliminada mas terminando num sólido 5º lugar, um bom resultado que o colocará numa séria disputa pelos lugares de qualificação para a elite do surf mundial.

Acompanha o dia final desta prova em directo AQUI!

Comentários