Mais um dia de prova, mais uma “maratona” de heats em Huntington Beach, um dos locais mais icónicos do surf profissional. Ao longo dos anos esta praia, apesar de não ser considerada uma onda de nível mundial, viu algumas das “batalhas” mais interessantes da história do surf e o evento de 2013 não está a ficar atrás do que se viu no passado.

Entre as duas principais categorias do campeonato, o WWT e o Prime, praticamente todos os heats foram do mais alto nível, apesar das condições terem diminuído bastante para este dia de prova. O campeonato começou com a prova feminina, onde se pôs ao teste a leveza das melhores surfistas do mundo pois, caso elas conseguissem fazer bons scores nestas ondas, ninguém conseguiria.

Foram várias as baterias em que parecia que as “top seeds” iam perder, mas todas elas conseguiram sobreviver ao segundo round. Tyler Wright, depois de ter “tremido” no primeiro round contra Alana Blanchard, esteve grande parte do heat a “correr atrás” de Leila Hurst no round 2 mas conseguiu dar a volta ao resultado. O mesmo se passou com Stephanie Gilmore, que quase foi vitima de um excelente início de heat da ex-campeã mundial Sofia Mulanovich. O melhor heat da fase foi mesmo o último, com Malia Manuel e Laura Enever. Estas duas surfistas têm praticamente a mesma idade, estão “coladas” no ranking e é visível a rivalidade (saudável) que há entre elas. Apesar de ambas serem regulares a linha de surf que apresentam é completamente diferente mas é difícil dizer qual a melhor. Neste heat foi a australiana Laura que foi ligeiramente melhor mas este primeiro lugar foi disputado onda a onda!

Já entre os homens, na categoria Prime, as grandes revelações foram a eliminação de Dane Reynolds e de Filipe Toledo, este último graças a uma interferência. De resto Julian Wilson e Jordy Smith têm mostrado o melhor surf do campeonato, enquanto que Kelly Slater parece estar a guardar o seu melhor para as fases que se seguem. Uma das grandes revelações da prova foi a qualificação do francês Vincent Duvignac para o round de 24, por ter passado o seu heat em segundo lugar atrás de Slater. Mas Vincent não é o único europeu em prova pois o francês Marc Lacomare continua em grande forma e venceu mais um heat, desta vez eliminando o havaiano Sunny Garcia.

O Vans US Open of Surfing, dia 6, regressa dentro de horas. Não deixes de acompanhar tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.