Começou hoje a terceira etapa do circuito Challenger Series, o Ballito Pro, uma prova realizada em Ballito, África do Sul.

Quatro surfistas nacionais competiram na ronda de abertura deste evento, e a grande surpresa entre eles foi a eliminação de Yolanda Hopkins. A algarvia é conhecida em qualquer circuito em que compete como uma “força da natureza”, sempre uma candidata à fases finais, mas desta vez foi surpreendida pela falta de qualidade das ondas que apanhou. Na sua melhor onda fez 5.1 pontos e passou para o segundo lugar mas Jessie Van Niekerk e Eweleiula Wong melhoraram as suas notas e dominaram as duas primeiras posições, eliminado a portuguesa.

Horas depois foi a vez de Mafalda Lopes defrontar Sara Wakita, Sol Aguirre e Keala Tomoda-Bannert. Com duas “biscas” de backside, a surfista da Costa da Caparica fez a sua primeira nota sólida e quando apanhou uma onda de set e fez um snap muito forte garantiu uma nota de 7 pontos, e a vitória, com Sara Wakita a avançar em segundo lugar.

Na categoria masculina estiveram na água também dois competidores, e o resultado foi semelhante ao da categoria feminina. Joaquim Chaves tinha como adversários Levi Slawson, Cauã Costa e Tully Wylie e fez um heat abaixo do seu nível. O campeão nacional em título simplesmente não se encontrou nas difíceis condições deste dia, caindo bastante nas suas ondas e sendo eliminado, enquanto que Levi e Cauã dominaram as duas primeiras posições.

Guilherme Ribeiro, que por várias vezes este ano mostrou muito bom surf e ficou perto de passar os seus heats, finalmente quebrou essa barreira e avançou para a fase seguinte. Guilherme, o actual líder do ranking nacional, garantiu um par de notas de 5 pontos para avançar atrás de Rafael Teixeira, eliminando Connor Slijpen e Josh Burke.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses:
Prova masculina
Round de 64
Heat 5 | Frederico Morais x Nat Young x Lucas Silveira x Kai Odriozola
Heat 8 | Samuel Pupo x Kauli Vaast x Dakoda Walters x Guilherme Ribeiro

Prova feminina
Round de 32
Heat 6 | Bronte Macauley x Teresa Bonvalot x Mafalda Lopes x Tessa Thysen
Heat 8 | Luana Silva x Francisca Veselko x Leilani McGonagle x Anon Matusoka

Comentários