Chegou ao fim mais uma etapa do circuito Challenger Series, o Ballito Pro, que se realizou em Ballito, África do Sul.

Em prova estiveram 5 surfistas nacionais mas ao terceiro dia apenas as representantes femininas se mantinham no evento. Depois de avançar no round de 32, Teresa Bonvalot tinha como adversária uma surfista que competiu em várias provas do CT este ano, Nadia Erostarbe. Foi um confronto muito competitivo entre goofies, tendo a portuguesa conquistado a nota mais alta, 7 pontos, graças a algumas manobras fortes de backside. A basca foi mais consistente, deixando Bonavlot a precisar de 4,4 pontos nos minutos finais. Teresa “atacou” algumas direitas mais pequenas mas os juízes não lhe deram a nota, sendo eliminada por uma diferença de 0,17 pontos.

Depois foi a vez de Yolanda Hopkins eliminar a havaiana Eweleiula Wong num confronto de notas fracas e também Francisca Veselko superou Sol Aguirre, apesar de apenas ter surfado três ondas. Caso as duas surfistas lusas tivessem avançado para as meias finais, teriam-se encontrado nessa fase mas Kika acabaria por ser surpreendida por Laura Raupp, enquanto que Yolanda bateu Talia Swindal nos quartos de final e Raupp nas meias para avançar para a sua primeira final neste circuito.

Yolanda Hopkins encontrou Nadia Erostarbe na final, que mais uma vez venceu a bateria sem ter feito a melhor nota. A algarvia tinha como melhor nota um 7.67, graças a um forte carve e uma manobra poderosa numa junção pesada, mas no fim acabou a precisar de pouco mais de 5 pontos, nota que teria feito caso qualquer uma das ondas com um mínimo de potencial mas a “estrelinha” não estava do seu lado e teve que se contentar com um excelente segundo lugar e a terceira posição no ranking.

Comentários