Competir no mais alto nível é o objectivo de qualquer atleta profissional e no surf não há patamar mais alto que fazer parte do Championship Tour.
Francisca Veselko ainda não pode ser considerada como membro da elite do surf mundial mas para lá caminha e acabou de assegurar uma vaga num dos mais prestigiosos eventos de todo o circuto, a prova de Jeffreys Bay.
A surfista de Carcavelos está a ter um ano incrível, tendo vencido as provas QS de Taghazout e Caparica e o Challenger Series de Newcastle, o que lhe deu a liderança do circuito. Na disputa na prova seguinte, que terminou esta tarde em Ballito, estavam vagas para Jeffreys Bay e ao chegar aos quartos de final do Ballito Pro colocou-se numa excelente posição para o fazer. Infelizmente a sua prova ficou por aí o que deixou a porta aberta a duas surfistas para ficarem com o wildcard, Sally Fitzgibbons e Yolanda Hopkins. Fitzgibbons precisava de chegar à final para passar para a frente do ranking mas perdeu nas meias, enquanto que Yolanda precisava de vencer a prova e acabou em segundo lugar.
Com um 1º e um 5º, Kika ficou com 14.475 pontos, o que lhe garantiu assim uma vaga nesta próxima etapa do Championship Tour, que se realiza de 11 a 20 de julho, em Jeffreys Bay África do Sul. Será a segunda presença de Veselko na elite do surf mundial, tendo sua estreia sido o MEO Rip Curl Pro Portugal de 2024. Apesar de ser uma surfista muito completa, a ex-campeã mundial júnior destaca-se especialmente em point breaks de direita, e esta será mais uma incrível oportunidade de mostrar o seu surf ao mundo.
As suas adversárias serão Gabriella Bryan e Tyler Wright no heat 3 do round 1. Acompanha tudo em directo AQUI!
Comentários