O Pro Taghazout Bay, prova QS a contar para a qualificação para o circuito Challenger Series terminou esta tarde com uma surfista lusa no topo, Francisca Veselko.
A etapa marroquina ia começar com 16 surfistas portugueses em prova mas um deles, Vasco Ribeiro, acabou por ser impedido de competir. O ex-campeão mundial júnior tem estado a cumprir uma “sentença” de 3 anos por não ter feito o teste anti-doping, até recentemente receber o OK da WSL para competir nos seus circuitos. No entanto, já em Marrocos, Vasco foi informado que, ao receber pressão da ISA, a WSL tinha reconsiderado e suspendido o surfista nacional, por tempo indeterminado. Uma situação infeliz e incaracterística para uma organização como a WSL, mas algo nos diz que em breve Ribeiro poderá ter outra oportunidade.
A prova abriu com ondas a rondar os dois metros e meio, e desde cedo os surfistas nacionais destacaram-se. Alguns dos melhores das rondas iniciais foram Matias Canhoto, Martim Fortes e Luís Perloiro mas apenas este último e o cabeça de série, Guilherme Ribeiro, avançaram até ao round de 32. Perloiro ficou por aí mas o bicampeão nacional, Guilherme, ainda avançou para o round de 16, perdendo aí para dois dos maiores destaques da prova, Ramzi Boukhiam e Maxime Huscenot. Ramzi e Maxime acabavam por disputar uma vaga na final algumas fases mais à frente, tendo o local garantido a vaga no derradeiro heat, acabando em segundo atrás de Jorgann Couzinet, um super heat que acabou com 19 pontos contra 19.17.
A prova feminina correu melhor para a “armada lusa”. Mafalda Lopes, que tinha feito um corte profundo no pé na véspera do evento, conseguiu recuperar a tempo de fazer bons heats e avançar para o round de 16, onde perdeu por apenas 0.7 pontos. Quem também avançou até essa fase foi Teresa Bonvalot e Francisca Veselko. As duas estavam no mesmo heat contra Anat Lelior e Sol Borelli mas Bonvalot cometeu uma interferência e ficou fora da disputa enquanto que Veselko continua com a sua forma avassaladora, nunca marcando menos que 16 pontos daí até à final. Kika eliminou Louise Lepront nos quartos de final, Anat Lelior nas meias e Janire Gonzalez Etxabarri na final, para conquistar mais uma vitória neste circuito e saltar para a segunda posição do ranking Europeu, o que a deixa já com um pé nos eventos Challenger Series.
A próxima etapa será o Caparica Surf Fest 2025, que se realiza de 15 a 18 de Abril, na Costa da Caparica.
Comentários