Faltava ainda atribuir um wildcard para o SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol e foi hoje que esse nome foi desvendado. Surfista do Guincho e da nova geração, é o português que este ano está também a atacar o WQS full on, Zé Ferreira!
Foi há cerca de uma semana que foi desvendado o segundo wildcard, esse atribuído a Frederico Morais como leste aqui. Mas, temos de confessar, nessa notícia errámos! Dissemos que Morais não precisaria desse wildcard pois após o seu brihante resultado no WQS de 5 estrelas em Lacanau (um segundo), Morais passou para 99º do WQS o que lhe dá acesso a todos os eventos Prime. MAS, na altura em que as incrições no WQS dos Açores encerraram, ou seja, bem antes do resultado de Morais em Lacanau, este encontrava-se para lá dos 100 primeiros do WQS, logo não teria acesso aos Primes excepto por convite.
Resumindo, afinal Morais precisava mesmo desse wildcard para competir nos Açores e nós, humildamente, admitimos que errámos (afinal somos humanos) e deixamos aqui e agora o nosso pedido de desculpas.
Além de Morais, também o local Jácome Correia (por wildcard) e Vasco Ribeiro (wildcard da ASP) estarão como sabes no SATA Airlines Azores Pro e agora a estes nomes (mais ao de Tiago Pires que já confimou a sua presença em S. Miguel assim como de Marlon Lipke) junta-se o do último wildcard, o português Zé Ferreira.
E esta escolha em nada surpreende e não poderia ser mais certeira. Zé Ferreira, além de um excelente pico de forma mostrando que tem surf para chegar onde quer, está este ano a correr o WQS a full on, caminho que apenas Frederico Morais está também a percorrer. No WQS de Lacanau, Zé Ferreira foi sem dúvida brilhante, avançando desde o round 1 até ao round 5 onde perdeu com a melhor nota do heat, um 9.19, e uma das melhores do evento, sem dúvida uma derrota não merecida pelo surf e prestação que até ali mostrou.
“O convite atribuído ao Zé Ferreira prende-se com as mesmas questões que nos levaram a atribuir um wildcard ao Kikas (Frederico Morais) – a aposta destes no circuito mundial de surf! Achamos que também devemos premiar a atitude corajosa do Zé, que tem mostrado muito bom surf e pode surpreender numa prova destas a qualquer momento.”, explicou Rodrigo Herédia, director de prova.
O SATA Airlines Azores Pro presented by Sumol 2013 realiza-se de 3 a 8 de Setembro, na praia de Santa Bárbara e conta com um prémio monetário de 250.000 dólares, atribuindo igualmente muitos pontos para o ranking mundial de acesso ao circuito principal, o WCT. De relembrar que é ainda a primeira prova do Moche Series Cascais Trophy, um evento que engloba as três provas masculinas realizadas em território nacional este ano, um WCT e dois Primes, e que atribui um prémio monetário extra ao vencedor.
Comentários