Arrancou hoje o Corona Saquarema Pro, a última etapa do circuito que vai definir os “novos” nomes no Championship Tour de 2025, o Challenger Series.

Em prova estavam 6 surfistas nacionais e, entre eles, apenas 1, Yolanda Hopkins, chega a esta prova com hipóteses matemáticas de se qualificar para o CT do próximo ano. Talvez por isso Frederico Morais tenha faltado à prova, mas os restantes representaram bem o nosso país. Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves estavam ambos no quarto heat do round de 80, contra Gabriel André e o big wave rider Lucas Chianca. Logo na primeira onda tanto Ribeiro como Chaves mostraram muito bom surf, tendo Joaquim recebido logo uma nota sólida perto dos 6 pontos com duas batidas fortes. Joaquim, já com duas ondas sólidas, liderava o heat até que Lucas passou para a frente, mas quando o actual líder do ranking nacional apanhou uma onda com mais parede encaixou três manobras fortes e disparou para o primeiro lugar. Pouco depois fez mais uma onda semelhante e não olhou mais para trás, vencendo o heat. Gabriel entretanto passou para o segundo lugar, com Chianca e Chaves muito perto, mas a situação não se alterou mais e o surfista da Caparica acabou por ser eliminado.

Pouco depois foi a vez de Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes se estrearem, contra Nora Liotta e Kayane Reis. Como em praticamente todos os heats, as ondas surfadas foram praticamente todas direitas e ambas as portuguesas portuguesas mostraram um backside afiado, apesar de terem feito heats completamente diferentes. Bonvalot teve uma escolha de ondas quase perfeita e usou os seus snaps e batidas para vencer enquanto que Lopes fez o que pôde mas as ondas que apanhou não tinham potencial suficiente para superar os ataques ao lip de Liotta, sendo assim eliminada em terceiro lugar.

Depois foi a vez de Francisca Veselko defrontar Daniella Rosas, Leilani McGonagle e Taí­s Almeida em condições já mais deterioradas. Perto do fim a surfista de Carcavelos encontrava-se numa posição absurdamente familiar este ano, fora do top2 a precisar de uma nota acessível para as condições do dia e para o seu nível de surf para dar a volta ao resultado. E, ao contrário do resto do ano, a onda apareceu e Kika não desperdiçou a oportunidade, atacando o lip com duas manobras muito fortes e passando de quarto lugar para um destacado primeiro, com Rosas a passar em segundo.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses
Prova masculina
Round de 64
Heat 7 | Nolan Rapoza x Deivid Silvax Carlos Munoz x Guilherme Ribeiro

Prova feminina
Round de 32
Heat 1 | Sally Fitzgibbons x Keala Tomoda-Bannert x Teresa Bonvalot x Vera Jarisz
Heat 2 | Yolanda Hopkins x Bronte Macauley x Nanaru Tsuzuki x Nora Liotta
Heat 8 | Nadia Erostorbe x Ellie Harisson x Francisca Veselko x Eweleiula Wong


Comentários

Os comentários estão fechados.