Para o segundo dia do Corona Saquarema Pro previa-se mau tempo e ondas de fraca qualidade mas, para surpresa de todos, as ondas estavam surpreendentemente boas e a prova avançou.
Logo no primeiro heat da prova feminina estava Teresa Bonvalot, que tinha como adversárias a líder do ranking, Sally Fitzgibbons, Keala Tomoda-Bannert e Vera Jarisz. A portuguesa esperou muito pela primeira onda, surfando-a quando todas as suas adversárias já tinham pelo menos duas cada, mas com duas rasgadas fortes e uma paulada forte para acabar conseguiu a que seria a melhor nota do heat, recebendo 6.17 pontos. De seguida fez outra onda semelhante, que seria também a segunda melhor do confronto, garantindo assim uma vitória muito confortável, levando consigo Fitzgibbons em segundo lugar.
Logo de seguida surfou uma das candidatas ao Championship Tour de 2025, Yolanda Hopkins, que surfava contra Bronte Macauley, Nanaru Tsuzuki e Nora Liotta. Foi um heat muito disputado, em que Yolanda liderou boa parte até ser superada por Liotta nos minutos finais. Com a sempre perigosa Macauley “à perna”, a precisar de pouco para roubar a sua segunda posição, Hopkins fez um excelente trabalho com a prioridade. No final usou-a numa onda de set, atacando o lip sem misericórdia para receber uma nota de 7.83 e vencer destacada.
Por fim surfou Francisca Veselko, que no ano anterior terminou num fortíssimo 3º lugar. Neste heat do round de 32 Kika tinha como adversárias Nadia Erostorbe, Ellie Harisson e Eweleiula Wong e só Ellie conseguiu ficar à sua frente, avançando em segundo lugar. Eliminada nesta bateria ficou a basca Erostorbe, que agora fica à mercê de Yolanda, Vahine Fierro, Luana Silva entre outras competidoras que têm hipóteses matemáticas de roubar a sua vaga no Championship Tour do próximo ano. Entretanto a canadiana Erin Brooks garantiu a sua vaga, tornando-se numa das surfistas mais jovens de sempre a conseguir a qualificação e a primeira pelo Canadá.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses
Prova masculina
Round de 64
Heat 7 | Nolan Rapoza x Deivid Silvax Carlos Munoz x Guilherme Ribeiro
Prova feminina
Round de 32
Heat 1 | Teresa Bonvalot x Nora Liotta
Heat 2 | Yolanda Hopkins x Sally Fitzgibbons
Heat 3 | Francisca Veselko x Vahine Fierro
Comentários