Ao fim de dois dias do Corona Saquarema Pro, última etapa do circuito Challenger Series de 2023, pouco mudou a nível de cenários de qualificação, apesar de já ter havido muitas eliminações.
No primeiro dia realizaram-se o primeiro round tanto masculino como feminino, e assistiu-se à primeira “baixa” da armada lusa. Em ondas a chegar ao metro e meio, com fraca formação, Yolanda Hopkins defrontou Kirra Pinkerton, Sara Wakita e Zoe Steyn como favorita mas foi um daqueles heats em que nada correu bem. A algarvia abriu com uma das melhores notas do heat mas teve alguma dificuldade em conseguir um back up, acabando eliminada em 3º lugar atrás de Pinkerton e Steyn a precisar de uma nota de apenas 3.03 pontos.
Depois foi a vez de Carolina Mendes defrontar Leilani McGonagle, Natasha Van Greunen e Bruna Cardereli. Carol vinha de um resultado muito abaixo do seu potencial na etapa de Ribeira D’Ilhas, mas em Saquarema tratou de mostrar que não lhe falta surf para vencer heats. Com manobras fortes a surfista de Cascais pontuou 7 e 5.43 pontos para acabar na frente com alguma vantagens sobre sobre McGonagle, que terminou em 2º lugar.
O segundo dia de prova foi totalmente dedico ao round de 64 masculino, uma fase com muito em jogo para muitos surfistas. Foi nesta fase que o único português da prova masculina, Frederico Morais, se estreou, numa bateria contra Mikey McDonagh, Leo Casal e Jarvis Earle. Kikas abriu bem o heat, com uma esquerda bem surfada, seguida de uma direita com algumas manobras fortes para ficar com a liderança. Ao longo do heat os seus adversários foram-se aproximando e o campeão mundial júnior, Earle, passou para a frente. Tanto McDonagh como Casal, atacaram desesperadamente o segundo lugar, mas não conseguiram superar Morais, que seguiu para a fase seguinte.
Frederico continua em prova e se ficar pelo menos em 3º lugar no próximo heat melhora ligeiramente a sua posição mas tendo em conta que 17 dos 18 primeiros classificados do ranking também avançaram para o round de 32, o foco será certamente em garantir um resultado sólido.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Prova feminina
Round de 32
Heat 1 | Sally Fitzgibbons x Francisca Veselko x Eweleiula Wong x Zoe Steyn
Heat 4 | Alyssa Spencer x Sophie McCulloch x Carolina Mendes x Zoe McDougall
Heat 7 | Luana Silva x Teresa Bonvalot x Amuru Tsuzuki x Taina Hinckel
Prova masculina
Round de 32
Heat 8 | Frederico Morais x Kade Matson x George Pittar x Alejo Muniz
Comentários