No dia 3 do Billabong Pipe Masters as ondas mostraram-se mais uma vez excelentes e a luta pelo título intensificou. Realizaram-se 16 heats neste dia de prova, em condições que rondavam os três metros, com mais ondas para Backdoor, mas Pipe cada vez mais presente na equação.
Cinco heats destacaram-se de todos os outros sendo que quatro deles podem mudar o rumo do título mundial. Fora da disputa estavam os dois “wondergroms”, Gabriel Medina e John John Florence. É normal que estes dois comecem a disputar títulos entre eles já a partir do próximo ano, mas o heat 5 do round 3 apenas tinha em disputa alguns pontos, estatuto e ego!
Como seria de esperar Medina atacou as esquerdas de Pipe, aumentou o seu score com as suas finalizações progressivas e a certa altura tinha o havaiano combinado. Mas Pipe é o quintal de John John e muito depressa o havaiano encontrou a onda para sair da combinação e seguiu-a com um longo tubo para Backdoor, deixando o brasileiro fora no campeonato.
Devido ao sistema “overlap” Mick Fanning estava na água ao mesmo tempo que os dois prodígios, e também foi vencedor do seu heat, eliminado o surfista do Kauai, Kaimana Jaquias. Mick é um dos surfistas mais rápidos do mundo, algo que será a sua principal arma para sair destes perigosos tubos e avançar mais uns heats.
Slater também se estreou em Pipeline neste dia, mas de uma maneira mais “estrondosa”. Apostando também mais no Backdoor, o 11x campeão do mundo venceu o seu heat com a primeira onda, uma vez que o wildcard Mitch Crews não conseguiu pontuar acima dos dois pontos. Ao longo da bateria foi ganhando embalo e o seu longo tubo para Backdoor parece ter sido feito de encomenda para destabilizar Fanning.
Já no round 4, uma fase não eliminatória, Fanning parecia estar em boa forma, mas tinha no seu heat John John Florence que é talvez o melhor surfista do evento e venceu a bateria. No fim Fanning ainda fez um erro crasso, cometeu, de propósito, uma interferência, caindo para terceiro no heat e ganhando como adversário o perigoso CJ Hobgood em vez de Julian Wilson.
Enquanto isso Slater “limpou” os seus adversários, garantindo-se nos quartos de final. Com isto Ke11y Slater posiciona-se muito bem para garantir o seu 12º. O Billabong Pipe Masters é o seu 20º WCT em Pipe, e tendo em conta que já venceu 6 vezes e já terminou em 2º ou 3º outras seis.
Já Fanning está no seu oitavo WCT em Pipe e nunca conseguiu melhor do que o quarto lugar. Caso Slater continue a avançar Fanning terá mesmo de tirar “da cartola” o seu melhor resultado de sempre se quiser garantir o seu 3º título mundial.
Será feito um novo call para o Billabong Pipe Masters dentro de horas mas é quase certo que a prova só avance no próxima Sábado, com condições ÉPICAS! Por isso por não deixes de acompanhar tudo em directo no canal FUEL TV ou, pela web, AQUI.
Comentários