A praia de Ribeira d’Ilhas engalanou-se para o segundo dia do Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf 2025, e ofereceu ondas de elevada qualidade aos melhores surfistas nacionais. Um sábado “gordo” nas míticas direitas da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, com notas na casa da excelência e scores elevados, que ajudaram a definir os finalistas da prova.

Na prova masculina foram realizadas duas rondas com muita emoção e drama à mistura, que podem proporcionar uma verdadeira revolução no ranking. Depois de o líder Tomás Fernandes ter sido eliminado no dia inaugural, a concorrência mais direta não fez melhor, com vários surfistas do top 10 do ranking a serem eliminados durante a jornada deste sábado. Luís Perloiro, João Mendonça, que acabou por ser eliminado em virtude de uma interferência, e Martim Nunes foram alguns exemplos de favoritos que não conseguiram lugar nos quartos-de-final.

O melhor surfista do ranking a avançar para o dia final do Allianz Ericeira Pro foi Joaquim Chaves, atualmente no 5.º posto, que foi também uma das estrelas do dia, ao conseguir uma onda de 9 pontos, já na ronda 3. De resto, o campeão nacional de 2023 foi dos poucos surfistas a conseguir vencer todos os heats em que entrou desde o início da competição. Apenas Tiago Stock, um dos membros da nova geração que esteve em plano elevado, conseguiu repetir essa façanha.

Quem também não desperdiçou a oportunidade de brilhar nas direitas de Ribeira d’Ilhas e recuperar terreno perdido após um arranque em falso na temporada foi o campeão nacional em título. Guilherme Ribeiro fechou a prova masculina com o melhor score do evento, com 16 pontos. Nesta bateria, destaque ainda para o jovem Matias Canhoto, que também conseguiu vaga no dia final e que na ronda 2 já tinha dado espetáculo com um score de 15,60.

A prova de que o nível na água esteve bastante elevado foi o facto de o vencedor com o score mais baixo na ronda 3 ter sido o “regressado” Gony Zubizarreta, com 12,50 pontos. Gony venceu, assim, um incrível heat 2, onde o júnior Jaime Veselko também conseguiu avançar para a próxima fase, enquanto Luís Perloiro, que ainda continua na liderança virtual do ranking, e Frederico Morais foram eliminados.

Desta forma, as contas pela liderança do ranking masculino estão ao rubro para o dia final do Allianz Ericeira Pro. Joaquim Chaves, que é o único surfista a ter chegado sempre à fase man-on-man na presente temporada, é o surfista que surge melhor colocado para assumir a licra amarela Go Chill, tendo, para isso, que chegar à final desta etapa. Halley Batista e Jaime Veselko também o poderão fazer, em caso de triunfo na etapa. Já Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes precisam de vencer em Ribeira d’Ilhas, esperando ainda que o oponente na final não seja Joaquim Chaves. Caso nenhum desses cenários aconteça, Perloiro volta a vestir de amarelo.

Na prova feminina foram disputadas três rondas ao longo do dia, com a jornada a abrir com a ronda inaugural e a fechar, ao final da tarde, com ronda 2 e ronda 3. As principais candidatas à vitória não defraudaram as expectativas e também colocaram notas altas a contar. Da parte da manhã destaque para Maria Salgado, que fez o melhor score da ronda inaugural, com 13,25 pontos.

Na ronda 2 foi a vez de Gabriela Dinis se destacar da concorrência, com um score de 15,15, o melhor da prova feminina até ao momento. Mafalda Lopes também esteve em bom plano, graças a um score de 14,50, que foi alicerçado numa onda de 9 pontos. Por fim, na ronda 3, foi a campeã nacional Teresa Bonvalot a elevar o nível, com um total de 13 pontos, para liderar as quatro surfistas apuradas para as meias-finais. Algo que garante a Teresa Bonvalot a continuidade na liderança do ranking feminino após esta etapa. 

Ao final da tarde disputou-se ainda a ANS Expression Session, onde o triunfo sorriu a Halley Batista, que voou mais alto que toda a concorrência. Halley repetiu o triunfo que já tinha conseguido na segunda etapa, no Porto e Matosinhos, para somar a oitava vitória da carreira em Expression Sessions da Liga MEO Surf.

A chamada para o dia final do Allianz Ericeira Pro vai acontecer às 08h30 deste domingo. Prevê-se a continuidade de boas condições para ajudar a coroar os campeões da terceira etapa da Liga MEO Surf 2025

Agenda Allianz Ericeira Pro

Domingo, 18 de Maio
08h30 – Call terceiro dia de competição 
13h00 – Quiksilver Heritage Heat: Tiago Pires x Ruben Gonzalez x José Gregório x Paulo Rodrigues
13h30 – Finais do Allianz Ericeira Pro
14h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Ericeira Pro

Comentários