A Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional, está a caminho da primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e única em Portugal, para o Allianz Ericeira Pro, que vai acontecer entre 22 e 24 de Maio. Os melhores surfistas nacionais preparam-se para enfrentar as míticas direitas da praia de Ribeira d’Ilhas, naquele que será o equador da Liga MEO Surf, uma vez que é a terceira das cinco etapas que decidem os títulos nacionais de surf.
Maria Salgado e Francisco Ordonhas chegam a esta etapa com o estatuto de líderes do ranking nacional e, consequentemente, na posse da licra amarela Go Chill, após ambos terem proporcionado um arranque de temporada irrepreensível, com duas vitórias em outras tantas etapas já disputadas. Algo que dá a Ordonhas a possibilidade de igualar um registo de três vitórias consecutivas na Liga, que apenas foi conseguido por Tiago Pires, em 2005 – no lado feminino Patrícia Lopes conseguiu vencer quatro etapas de forma consecutiva, em 1999.
Francisco Ordonhas, líder do ranking masculino da Liga MEO Surf 2026
“Sinto que posso repetir mais um triunfo, mas também sei que vai ser muito difícil. Há muitos bons surfistas na Liga MEO Surf e com capacidade de vencerem a etapa, devido ao elevado nível de surf que têm. Não vou colocar muita pressão sobre mim próprio, vou tentar apanhar as melhores ondas e fazer o meu melhor surf. O resultado virá como consequência disso. Estou a sentir-me muito bem, sei que posso vencer mais uma etapa, mas tenho de ter os pés bem assentes na terra. O sucesso nem sempre depende somente de nós, mas também das ondas, e nestas últimas etapas tenho conseguido entrar no ritmo das ondas e apanhar as melhores. O facto de estar muito confiante também ajuda a não ficar nervoso e a colocar o meu surf com confiança e de forma relaxada. Sei que sou capaz de fazer mais e melhor, é para isso que estou a trabalhar, mas sinto-me satisfeito com o meu momento. E vou tentar levar isso para as competições internacionais.”
Maria Salgado, líder do ranking feminino da Liga MEO Surf 2026
“O início de época foi muito positivo e deu-me confiança. A Ericeira é sempre uma prova exigente e tudo pode acontecer, por isso vou com os pés bem assentes na terra. Quero surfar bem, tomar boas decisões e desfrutar do momento. Se o resultado vier, ótimo, mas ainda há muito campeonato pela frente. Tenho-me sentido bem dentro de água. Estou muito focada em mim, no meu processo e em melhorar pequenos detalhes. Sinto que estou num bom momento, talvez mais confiante e consistente, e isso acaba por fazer a diferença. Sem dúvida que quero aproveitar esta fase também nas provas internacionais e levar esse nível para competir ao mais alto nível lá fora.”
Esta é a 17.ª temporada consecutiva que os melhores surfistas nacionais rumam à Ericeira para competirem e desfrutarem de um dos mais icónicos “salões de festas” do surf nacional e europeu, dado ser exatamente nesta praia onde já aconteceram grandes feitos de surfistas portugueses, quer a nível nacional como mundial, o que confere grande misticismo à onda de Ribeira d’Ilhas.
Allianz Ericeira Pro – Quadro de Vencedores:
2025 – Tiago Stock e Teresa Bonvalot
2024 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2023 – Joaquim Chaves e Carolina Mendes
2022 – Halley Batista e Teresa Bonvalot
2021 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2020 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
Hugo Moreira Luís, Presidente da Camara Municipal de Mafra
“A Reserva Mundial de Surf da Ericeira volta a afirmar-se como palco central do surf nacional, ao receber a 3.ª etapa da Liga MEO Surf 2026, num momento decisivo do circuito. Depois das etapas da Figueira da Foz e do Porto e Matosinhos, e antes da Ribeira Grande, nos Açores, a passagem pela Ericeira será um teste de excelência num dos mais reconhecidos destinos de surf a nível internacional. Com uma ligação histórica ao surf que remonta a 1977, o concelho de Mafra consolida, uma vez mais, o seu posicionamento como território de referência, onde a qualidade das ondas se cruza com um ecossistema único que integra natureza, identidade local e experiência turística. Este é também um momento estratégico para projetar a Ericeira e o concelho de Mafra junto de públicos nacionais e internacionais, reforçando a sua atratividade e valorizando os seus ativos distintivos — do mar ao património, da gastronomia à cultura local. Sejam bem-vindos à Ericeira. Que esta etapa proporcione grandes momentos de competição e que as nossas ondas estejam à altura do talento que aqui se reúne”.
Allianz Ericeira Pro 2025:
– Campeões da Etapa: Tiago Stock e Teresa Bonvalot;
– 934 ondas surfadas por 91 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Joaquim Chaves, 9,00 pontos na ronda 3;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Guilherme Ribeiro, 16,00 pontos na ronda 3.
Além de ser uma etapa de extrema importância para as contas da luta pelos títulos nacionais, o Allianz Ericeira Pro é também a segunda de três paragens a contar para o já histórico troféu Allianz Triple Crown.
José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“O Allianz Ericeira Pro é uma etapa muito especial para nós, não só pela sua importância no calendário da Liga MEO Surf, mas também pelo que representa em termos de identidade e posicionamento da Allianz. Este ano, assumimos esse compromisso de forma ainda mais ambiciosa, com novidades que reforçam a ligação emocional à prova e refletem a forma como a Allianz procura estar próxima dos seus clientes e do público em geral, através de experiências verdadeiramente diferenciadoras e memoráveis. É esta visão que nos motiva a continuar a investir no surf nacional e a contribuir para a valorização de um dos palcos mais icónicos desta modalidade”.
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Ericeira também irá incluir o prémio “Olha que Onda Bem Sacada” by Pingo Doce (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Montebelo Expression Session (disputa da melhor manobra), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Ericeira.












Comentários