O EDP Billabong Pro Ericeira promete ser um dos grandes eventos da temporada de 2018 da WSL. Além de ter uma lista de competidores de luxo, onde se inclui Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e os portugueses Frederico Morais e Vasco Ribeiro, entre muitos outros, a previsão de ondulação é muito boa para os dias do evento.
Esta prova terá grande importância no ranking QS e, para os surfistas franceses, define a vaga na próxima etapa do Championship Tour, realizada em França, que fica para o competidor melhor rankeado.
Haverá também um evento paralelo que terá possivelmente tanto impacto como as fases finais, um confronto especial entre Mark Occhilupo e Luke Egan, o “Legends Heat pres. by You & The Sea”. Para quem não sabe, Occy ganhou o seu estatuto de lenda do surf em grande parte devido às suas exibições em point breaks de direita como Jeffreys Bay e a onda “irmã” de Ribeira D’Ilhas, Bells Beach. Foi aí, em Bells, que Mark protagonizou o que é talvez o mais reconhecido heat da história do surf profissional, contra Tom Curren, uma bateria de gigantes que ainda hoje é referenciada por todos os que tiveram o privilégio de acompanhar. Desta vez seu adversário não será Curren, apesar de ser bem possível o tricampeão mundial se junte à festa, aproveitando a proximidade com o Azores Airlines World Masters Championship, que decorre esta semana na Ilha de São Miguel.
Quem está confirmado para competir com Occy é outro grande nome da mesma geração, Egan, que não tem um título mundial no seu curriculum mas tem um estatuto muito especial entre os competidores da sua geração, que regularmente o consideravam como o mais underrated do tour. O seu surf de backside é dos melhores de sempre do circuito e em Ribeira D’Ilhas poderá brilhar mais uma vez, mostrando um power surfing característico da sua época.
Tudo isto acontece entre as meias finais e a final do EDP Billabong Pro Ericeira. Acompanha toda a acção AQUI a partir de 24 de Setembro.
Comentários