Quantas pessoas fazem uma carreira profissional inteira na mesma empresa? Poucas, e ainda são menos os surfistas profissionais que chegam aos 10 anos com o mesmo autocolante no bico da prancha. Mas há casos que ultrapassam as duas décadas, fica a conhecer alguns…

Mark Ochillupo/Billabong e Fábio Gouveia/Hang Loose
Em 2017, quando fizemos o artigo “Os mais longos patrocínios da história do surf profissional“, destacámos Occy e Fabinho, que já iam com 34 e 27 anos de patrocínios, fazendo o actualmente 41 anos para Mark na Billabong e 34 anos para Gouveia na Hang Loose, duas relações muito fortes apesar de ambos terem passado de patrocinados a embaixadores.

Tom Carroll/Quiksilver
Carroll podia ter feito parte do artigo original, pois também ele tem uma das mais longas ligações da história do surf profissional. Curiosamente quando conquistou os seus dois títulos mundiais, em 1984 e 85, Tom ainda era patrocinado pela Instinct mas passou para a Quik em 1989, assinando por 5 anos o que na altura era o melhor contrato da história do surf. Hoje em dia, quase 36 anos depois, Tom Carroll continua a ser uma das figuras mais icónicas da marca, mantendo uma forte presença como embaixador.

Danny Wills/Quiksilver
Com 13 anos Danny apareceu ao lado de Tom Carroll no filme “All Down The Line”, uma produção que mesmo não sendo “oficial” da Quiksilver, só tinha surfistas da marca, como (além de Tom e Danny) Ross Clark-Jones, Jake Spooner e Carwin Williams. Uns anos mais tarde o australiano estava no Championship Tour e em 1998 liderou quase o ano todo, perdendo mesmo no fim para Kelly Slater e Mick Campbell. Depois de mais alguns anos no circuito Danny reformou-se mas parece que nunca deixou de ter o “surf no pé”, mantendo um nível de surf elevado até aos dias de hoje, com 49 anos e cerca de 36 deles como patrocinado da Quiksilver.

Shane Dorian/Billabong
Como já poderás ter lido, foi Ross Williams quem conseguiu convencer a Billabong a contratar Dorian, que acabaria por ter uma relação muito mais forte que Ross com a marca. Depois de mais uma década no Championship Tour, Shane fez uma excelente transição para as ondas grandes, tornando-se numa das maiores referências da categoria. Hoje em dia já está um pouco afastado dessas lides, mas continua relevante e é um embaixador da marca com cerca de 33 anos de “casa” na Billabong.

Phil Macdonald/O&E
Um pouco mais esquecido que a maioria desta lista, Phil Macca fez uma ilustre carreira no Championship Tour, com direito a várias finais. Aos 14 anos foi contratado pela Ocean & Earth, mantendo-se como team rider durante muitos anos e assumindo mais tarde diferentes posições dentro da empresa que culminaram no topo, tendo-se tornado CEO da O&E em 2020, posição que mantém até hoje, cerca de 31 anos depois se ter entrado na equipa.

Cory Lopez/O’Neill
O surfista da Flórida tornou-se famoso ainda muito novo e como patrocinado da Billabong. Em 1995 foi para a O’Neill e como alguns outros nomes nesta lista, passou os melhores anos da sua carreira como top do CT. O seus anos na elite foram impressionantes o suficiente para ter deixado a sua marca no surf e a O’Neill ter mantido a sua imagem viva através de filmes e campanhas. Hoje em dia ainda é visto em algumas “missões” da marca e continua com um nível de surf bastante elevado para um surfista a aproximar-se dos 50 anos, continuando com o logótipo no bico da prancha ao fim de quase 30 anos.

Joel Parkinson/Billabong
Não há grandes registos de Joel antes da Billabong, fazendo parte da equipa desde cedo na sua adolescência, possivelmente em 1996. Um título mundial da ASP (e dois júnior) e muitos carves mais tarde, Parko mantém-se com uma ligação forte à marca, sendo utilizado regularmente em acções pela Austrália. Estima-se que está ligado à marca há 29 anos.

Mick Fanning/Rip Curl
Em 1997 Mick Fanning era da Quiksilver, mas a Rip Curl caçou-o, com 17 anos, no ano seguinte. A aposta não podia ter sido melhor pois o jovem aussie tornou-se num dos melhores surfistas de todos os tempos a serviço da marca, conquistando 3 títulos mundiais e muitos outros feitos incríveis ao longo dos anos. Hoje, ao fim de 27 anos, ainda é uma das caras mais reconhecíveis da Rip Curl, mantendo um raro estatuto mais de team rider que embaixador. Mick quase fez um feito semelhante com a marca de calçado Reef, saindo em 2021, muito perto das duas décadas como patrocinado.

Ian Gouveia/Hang Loose
Filho do mítico Fábio Gouveia, Ian, provavelmente usava roupa Hang Loose por cima das fraldas, mas “só” aos 9 anos é que se tornou patrocinado oficial da marca. Desde aí já conquistou o título de campeão brasileiro, já esteve no Championship Tour e regressou este ano. O surfista mais novo desta lista por pelo menos uma década continua forte na marca, mantendo-se na equipa ao fim de 23 anos, e provavelmente manter-se-á por muitos mais.

Menção honrosa:
Tom Curren/Rip Curl
Seria de pensar que Curren iria aparecer no topo desta lista ao lado de Occy, Carroll e Gouveia, sendo ele da mesma geração e tendo ele começado uma relação com a Rip Curl mais ou menos na mesma altura. Mas a relação foi interrompida durante alguns anos, época em que Tom esteve ligado a várias marcas como a “The Realm” (roupa) e Mormaii (wetsuits), até voltar conectar-se à Rip Curl já na década 00, contando com pelo menos 23 anos sem interrupções na Rip Curl…

Mais conteúdos da série Curiosidades Surfisticas AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.