Como em qualquer desporto e qualquer mercado, há marcas que aparecem e ao fim de alguns anos desaparecem. No entanto, algumas chegam a atingir um patamar de sucesso a dada altura que parece impensável que poucos anos depois acabem. Fica a conhecer 5 marcas, e uma menção honrosa, que foram muito expressivas no mercado português mas que eventualmente desapareceram.

Dragon
Durante algum tempo a marca de óculos Dragon era quase obrigatória entre os surfistas no nosso país. Os players no mercado eram a Arnette, que na altura ainda “respondia” por Arnet, eventualmente acrescentando o “te” devido a uma disputa com a marca francesa Vuarnet, e a Oakley, um gigante que no início dos anos 90 ainda não tinha olhado bem para o mercado do surf no nosso país. Tanto a Dragon como a Arnette contavam com equipas muito fortes, que incluíam, no caso da primeira, Paulo do Bairro, Aécio Flávio, Bizuka, Dapin, Sérgio Silva, Dionísio Rosário, Marcos Anastácio, entre outros. Foi uma fase que durou mais de uma década mas, aos poucos, outras marcas foram entrando no mercado, algumas delas com um approach mais “fresco” e com mais investimento, ganhando o espaço da Dragon nas lojas. Entre elas estavam a Smith, Electric e principalmente a Von Zipper, que surgiu com uma imagem muito forte e um canal de distribuição em Portugal muito forte, fazendo dela um sucesso quase instantâneo. Aos poucos a Dragon foi caindo e mudou de representantes mais que uma vez. No nosso país ainda é possível encontrar a marca, principalmente quando se procura “goggles” para desportos de neve, mas está longe do sucesso que teve no passado. A nível mundial a marca passou a ser conhecida como Dragon Alliance, mantendo uma equipa que inclui Mick Fanning, Seth Moniz, Rob Machado, Owen Wright e outros.

 

 

Menção honrosa:
Instinct
A Instinct era representada pela mesma empresa que detinha a Redley e foi enquadrada uma estratégia muito semelhante, uma forte equipa de surf e uma grande aposta no marketing. Em Portugal a marca foi muito expressiva, patrocinando muitos dos melhores surfistas do país, de onde incluía Marcos Anastácio, Paulo do Bairro, João Macedo, André Pedroso e muitos outros. A marca foi fundada por Shaun Tomson e chegou a patrocinar alguns dos melhores surfistas do mundo como Tom Carroll e Barton Lynch. Curiosamente, neste caso, foi a nível mundial que a marca começou a “quebrar”, não se adequando às novas tendências no mercado, acabando por ser superada por novos e antigos players. Em Portugal a marca tinha uma imagem muito forte mas sem um bom suporte a nível internacional também acabou por desaparecer do mercado.

 

 

Mais conteúdos da série Curiosidades Surfisticas AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.