A última etapa do circuito Pro Junior, o Gijon Pro Junior, foi bastante negativa para os surfistas portugueses (como podes reler AQUI). Até aí, Portugal tinha três surfistas no top10, Vasco Ribeiro, Francisco Alves e Tomas Fernandes.
Infelizmente todos eles perderam no segundo e terceiro rounds, tal como João Kopke, outro surfista que se encontrava no top16. Mas houve uma excepção, Miguel Blanco. Este surfista de S. João do Estoril evoluiu muito a nível competitivo recentemente, fazendo vários bons resultados também na Liga MOCHE.
No circuito Pro Junior Europeu, Blanco começou com uma presença nos quartos de final, onde acabou por perder por muito pouco a vaga nas meias finais num heat com três portugueses e um francês. Na etapa seguinte, Blanco ficou a um lugar de chegar aos oitavos de final, o que mesmo assim não foi suficiente para o manter no top16.
Mas foi em Gijon, Espanha, que este surfista mostrou o seu melhor surf. Não se deixando abater pelas derrotas prematuras dos seus conterrâneos, Blanco passou vários heats difíceis avançando até à final. Na final abriu com a melhor onda do heat mas teve alguma dificuldade em conseguir um bom back up. A consistência do francês Nomme Mignot compensou e deu-lhe a vitória mas o português acabou por conseguir um brilhante segundo lugar.
Com os 188 pontos que recebeu, Blanco ascendeu à 5º posição no ranking, tornando-se no melhor classificado português no ranking Pro Junior. O top4 é composto por quatro surfistas franceses enquanto que Vasco Ribeiro, Francisco Alves e Tomas Fernandes caíram para o fim do top16.
Miguel Blanco e o resto dos juniores portugueses seguem agora para Lacanau onde vão disputar a quarta etapa do circuito, o Airwalk Lacanau Pro Junior, uma etapa de uma estrela. Este campeonato, que começa no dia 9, poderá ser bastante importante para a disputa do título europeu. No entanto tudo pode mudar se a etapa das Canárias, de 3 estrelas, se realizar uma vez que neste momento ainda aparece como “tentativa”. Acompanha a prestação dos juniores portugueses no teu site preferido a partir de sexta-feira.
Ranking Masculino Após 3 etpas:
1º Nomme Mignot – 417 pontos
2º Diego Mignot – 411 pontos
3º Tom Cloarec – 367 pontos
4º Andy Criere – 352 pontos
5º Miguel Blanco – 316 pontos
13º Francisco Alves – 226 pontos
14º Tomás Fernandes – 228 pontos
15º Vasco Ribeiro – 209 pontos
17º João Kopke – 192 pontos
Comentários