Apesar da “razia” de surfistas portugueses nos dois primeiros dias de prova o Gijon Pro Junior acabou com um grande resultado para um atleta nacional.

O mar manteve-se com ondas de meio metro bastante consistentes e boa formação e em prova apenas estava um surfista português na categoria masculina e três na prova feminina. Todas as competidores femininas mostraram potencial para ir mais longe mas apenas Keshia Eyre conseguiu a qualificação para as meias finais, onde acabaria por perder ficando em 7º da geral.

Também o primeiro heat de Miguel Blanco foi bastante difícil pois o surfista de S. João do Estoril estava com uma prancha que não conhecia tão bem como as outras e teve alguma dificuldade em fazer o seu melhor surf. Mesmo assim Miguel fez boas ondas e ainda foi beneficiado por uma interferência que Ian Fontaine fez logo na sua segunda onda, abrindo assim uma vaga extra nas meias finais.

Blanco aproveitou bem a oportunidade e no heat seguinte mostrou-se muito mais adaptado à sua prancha, marcando um 8 na sua primeira onda. Pouco depois conseguiu um bom back up, uma onda de 5 pontos, que lhe deu a liderança até ao fim do heat e a qualificação para a primeira final de um Pro Junior da sua carreira.

Na final, já com a sua melhor prancha, Miguel conseguiu a melhor nota do heat logo na sua segunda onda, uma 7.43. Infelizmente francês Nomme Mignot, irmão do vencedor da etapa passada, foi mais consistente e conseguiu duas notas na casa dos 7 pontos, deixando o português a precisar de outro 7. Miguel lutou muito para conseguir a onda da vitória mas a que fez não chegou para virar o heat, apenas lhe deu o segundo lugar. Mesmo assim é um excelente resultado para este surfista de 17 anos que vai subir bastante no ranking e entrar na luta por um lugar no World Junior Championship. Parabéns Miguel!!!

Comentários

Os comentários estão fechados.