O circuito Pro-Junior Europeu de 2013 ainda está no início mas as oportunidades de disputar o título parecem estar a fugir dos portugueses!

Teoricamente ainda está tudo em aberto, das quatro etapas que faltam duas são de uma estrela, uma de duas e uma de três, permitindo que qualquer surfista que nem sequer tenha pontuado tenha ainda a oportunidade de conquistar o título, pois apenas contam os quatro melhores resultados.

No entanto tudo isto pode ser “abalado” caso a etapa das Canárias, o Gran Canaria Santa Pro Junior, etapa de 3 estrelas, não se realize. Neste momento o campeonato aparece como “tentativa” e, além de ser a etapa mais valiosa, foi vencida por portugueses nos três últimos anos (2010 Filipe Jervis; 2011 e 2012 Vasco Ribeiro).

O potencial desaparecimento desta etapa do calendário poderá mudar tudo. Ficando a contar quareo etapas à mesma, os portugueses teriam de recorrer aos seus resultados de uma das primeiras etapas, que não foram os melhores. Tomás Fernandes foi o único a conseguir chegar a uma final, no Sopela O’Neill Pro Junior, ficando em quarto.

Vasco Ribeiro e Francisco Alves já chegaram perto do podium, com 5ºs lugares, compondo assim o trio luso no top10 do circuito após duas etapas. Perto destes três está João Kopke, um dos portugueses com pior seeding (por não ter competido em 2012) entre os 16, e ainda Miguel Blanco que está um pouco atrás apenas por ter perdido cedo em Sopelana.

Nos últimos três anos, mais ou menos por esta altura, eram portugueses que lideravam o circuito, mas o final não foi o melhor e o título não ficou em Portugal, como já aconteceu no passado. Mesmo assim, com ou sem Canárias, os nossos surfistas têm mostrado potencial de disputar o título pelo surf que têm apresentado nas primeiras fases. Mas caso queiram trazer o título para Portugal está na hora de pisar no “acelerador”.

Também no ranking feminino o nosso país tem estado bem representado, e neste momento Carina Duarte encontra-se em sexto no ranking. Keshia Eyre e Camila Kemp também se encontram perto do top16, apesar de Kemp só contar com uma etapa. O Pro-Junior regressa dentro de dias, em Espanha, onde se realiza o Gijon Pro Junior, etapa de uma estrela.

Ranking Masculino Após 2 etpas:
1º Diego Mignot – 342 pontos
2º Tom Cloarec – 319 pontos
3º Andy Criere – 293 pontos
4º Ian Fontaine – 233 pontos
Vasco Ribeiro – 184 pontos
Francisco Alves – 184 pontos
Tomás Fernandes – 182 pontos
13º João Kopke – 148 pontos
18º Miguel Blanco – 128 pontos

 

Comentários

Os comentários estão fechados.