O World Junior Championship é o evento mais importante na carreira de um júnior. Apesar de também serem atribuídos títulos mundiais nas categorias juniores no mundial da ISA, este é o título atribuído pela ASP, a entidade com mais credibilidade no mundo do surf competitivo.
Todos os anos realizam-se circuitos juniores em todos os continentes para apurar os melhores surfistas com 20 anos ou menos e no final é feita uma finalíssima para decidir um campeão. É um evento sempre carregado de talentos mas este ano a prova estará especialmente “apetrechado”. A prova disso é que dois surfistas que já dão cartas no WCT, Gabriel Medina e Filipe Toledo, vão estar presentes.
Será a última prova de Gabriel Medina como júnior, uma categoria em que praticamente deixou de competir quase há dois anos. Já Filipe Toledo ainda tem pelo menos mais uma temporada de sub20 pela frente, apesar de também se ter focado bastante nos circuitos dos “crescidos”.
Da “segunda divisão”, os competidores dos eventos Prime, também apareceram uma série de presenças notáveis. Jesse Mendes, Conner Coffin, Carlos Munoz, Ramzi Boukhiam, Matt Banting, Keanu Asing e Ezekiel Lau são os surfistas que a qualquer momento podem subir à primeira divisão mas este ano ainda vão tentar o título mundial júnior.
Portugal tem apenas um representante, Vasco Ribeiro. O surfista da Praia da Poça, já tem alguma experiência neste evento pois já competiu nele várias vezes. O seu melhor resultado foi um 5º lugar, mas pelo surf que tem mostrado recentemente poderá perfeitamente melhorar a sua posição este ano ou, quem sabe, vencer!
O período de espera do HD World Junior Championship 2013, que se realiza em Florianopolis, Brasil, começa já no próximo domingo, dia 27 de Outubro, e vai até dia 5 de Novembro. Acompanha tudo em directo AQUI!
Comentários