A onda de Margaret River, nos seus primórdios como evento da WSL (na altura ASP) era conhecida por aguentar ondas gigantes, algo que se viu novamente neste terceiro dia da edição de 2022. Esta que é a 5ª etapa do Championship Tour tinha muito em jogo para os competidores que estavam no limite, tanto dentro como fora, da qualificação, e no final do dia muitos “sonhos” tinham sido destruídos.

Logo no primeiro heat do dia Imaikalani DeVault, que se encontrava em 28º lugar, ainda deu alguma luta a John John Florence, mas quando o bicampeão mundial fez uma nota de 7.83 a porta fechou-se para o rookie. Logo de seguida Jackson Baker perdeu para Kolohe Andino, o que o deixou numa situação “precária” pois encontra-se dentro do cut mas não melhorou a sua pontuação, ficando assim ao alcance, de vários surfistas. O mesmo se pode dizer que Ezekiel Lau, que perdeu num super heat com Jordy Smith, ficando assim a depender de resultados de terceiros.

Outros eliminados que terão que recorrer aos eventos Challenger Series foram Leonardo Fioravanti, que perdeu para o destaque do dia, Ethan Ewing, Ryan Callinan, eliminado por Filipe Toledo, João Chianca, que perdeu para Ítalo Ferreira, Owen Wright, derrotado por Miguel Pupo, Lucca Mesinas, que acabou combinado por Jack Robinson, e dois top5s de 2021 Morgan Cibilic, eliminado por Callum Robson, e Conner Coffin, que perdeu para Griffin Colapinto.

Infelizmente o “nosso” Frederico Morais também ficou por esta fase, ficando também de fora dos eventos do segundo semestre. O seu adversário era um inspirado Caio Ibelli, que abriu logo bem com uma direita bem surfada, garantindo logo uma nota forte. Frederico respondeu com uma nota de 4.17, graças a duas manobras fortes numa onda mais pequena mas logo de seguida Ibelli apanhou uma bomba e surfou-a muito bem, “facturando” uma nota de 8.17 e deixando o português em combinação. Morais não baixou os braços, mas não conseguiu apanhar ondas que lhe permitissem dar a volta ao resultado, sendo assim eliminado.

Os “milagreiros” do dia, que continuam a correr atrás das suas vagas, foram Jadson André, que eliminou Kelly Slater e Matthew McGillivray, que bateu Kanoa Igarashi.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários