Realizou-se ontem à noite mais um dia de prova da quinta etapa do Championship Tour de 2024, o Western Australia Margaret River Pro, um dia de grandes emoções.

A prova começou com os heats que faltavam do round de repescagem, em que Barron Mamiya, Rio Waida e Yago Dora foram eliminados. Já no round de 32, John John Florence e Deivid Silva ambos pontuaram um par de 8’s no heat de abertura mas, infelizmente para o brasileiro, os do havaiano eram mais altos e Silva teve que se despedir do Championship Tour, pelo menos por 2024. Horas depois foi a vez do líder do ranking, Griffin Colapinto, finalizar a carreira do GOAT do surf competitivo, Kelly Slater. Não foi um heat competitivo mas não deixou de ser um final memorável para uma carreira que nunca será superada. Com um bebé a caminho, Kelly desta vez não irá ocupar mais um wildcard, começando assim uma nova fase na sua vida.

Entretanto houveram mais alguns “desgostos” neste dia, nomeadamente as derrotas de Eli Hanneman para Jake Marshall, Callum Robson para Jack Robinson, Jacob Willcox para Liam O’Brien, Ian Gentil para Imaikalani DeVault e Kade Matson para Ítalo Ferreira, todas elas derrotas que custaram as suas permanências no tour. Também Frederico Morais entrou neste “clube”. O português fez um heat muito forte contra Jordy Smith, virando o resultado a seu favor a meio do confronto. Nos minutos finais tinha a liderança e a prioridade e fez o que aparentemente era a melhor estratégia, segurou a prioridade deixando Smith apanhar apenas o “refugo”. Infelizmente para Morais, o sul africano tem a capacidade de transformar ondas com pouco potencial em notas altas graças aos seus aéreos e Jordy passou para a frente. Kikas ainda teve hipóteses de dar a volta na última onda mas faltaram-lhe secções para fazer mais um ponto. Com a derrota o surfista do Guincho tornou-se numa das 7 “fatalidades” deste dia, sendo mais uma vez obrigado a voltar aos eventos Challenger Series para assegurar novamente uma vaga na elite do surf mundial.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.