Depois de alguns lay days o Western Australia Margaret River Pro, quinta etapa do Championship Tour de 2024, uma etapa com relevância reforçada por ser a última antes do “cut” a meio do ano, passando os competidores do circuito de 34 para 22 surfistas, voltou à água.
Entre os competidores que estão “entre a espada e a parede” nesta prova, a precisar de um resultado muito bom para se manterem, está o português Frederico Morais, que competiu no 9º heat do round 1 contra Yago Dora e Crosby Colapinto. O surf de rail de Frederico finalmente encontrou condições à altura e logo na sua segunda onda encaixou um bom carve, uma batida a soltar o tail e um reentry, sempre mantendo velocidade, power e flow, sendo logo recompensado com uma nota de 8.07. Ao longo do heat foi melhorando o seu back up, acabando com a qualificação directa para o round 3.
A grande surpresa do dia foi a derrota de John John Florence para o wildcard George Pittar e Ian Gentil, caindo assim para a fase de repescagem. As performances de Florence neste main break de Margaret River no passado foram consideradas como algumas das mais impressionantes da história do surf competitivo, mas neste dia o bicampeão mundial não encontrou secções que lhe permitissem fazer os seus carves, tendo acabado a lutar, com sucesso, pela sobrevivência no round 2.
O surfista do dia foi claramente Ethan Ewing, que encaixou os seus incríveis carves e snaps lay back para fazer uma nota de 9.5 pontos e dominar por completo o seu heat contra Kade Matson e Reef Heazelwood. Outros que também estiveram bem acima da média foram Ítalo Ferreira, que bateu Kanoa Igarashi e Callum Robson num heat de notas altas, e ainda Gabriel Medina, Leonardo Fioravanti, Jacob Willcox e Caio Ibelli.
Acompanha a evolução desta prova em directo, dentro de horas, AQUI!
Comentários