Pelo quarto ano consecutivo o Billabong Pipe Masters arrancou logo no primeiro dia, e mais uma vez com excelentes condições. Se Pipeline, a esquerda, mostrou-se tímida, já Backdoor, a direita, estava perto de épica.

O tamanho da mar rondava os dois metros e meio, com sets maiores, e pouco vento. Mesmo assim as ondas estavam mais pesadas do que pareciam à primeira vista. Que o diga o australiano Kieren Perrow, que procurava aqui um grande resultado para se manter no circuito. Do seu lado estavam as condições e a experiencia de ter vencido esta prova. Mas não nos podemos esquecer que esta é uma das ondas mais perigosas do mundo, e Kieren foi relembrado disso quando não conseguiu sair de uma pesada direita e ainda deslocou o braço e perdeu a vaga no circuito de uma só vez!

O seu carrasco foi um dos wildcards locais Kaimana Jaquias. Filho de Kaipo, ex-top 5 do WCT e vencedor da Vans Triple Crown of Surfing, tinha como objectivo vencer a única “jóia” havaiana que o seu pai não tinha vencido, Pipe. Depois de despachar Kieren, Kaimana venceu com facilidade Filipe Toledo que ainda fez uma interferência e assim acabou o seu ano.

Mas os grandes destaques vão para Gabriel Medina e Sebastian Zietz. Sebastian fez o melhor tubo do dia numa longa e grossa onda para backdoor, recebendo uma nota 10 muito justa. O seu adversário era o australiano Ryan Callinan que na fase anterior tinha mostrado grande forma nas direitas de backdoor. Neste heat parece ter sido influenciado por Gabriel Medina que, de repente, mostrou que Pipe também estava a funcionar e deu uma série de tubos impressionantes. Num deles “Gabe” conseguiu ainda dar um alley oop gigante para acabar com a melhor média do dia. Já para Callinan a estratégia não funcionou tão bem e depois de ter conseguido a melhor média da primeira fase foi eliminado.

Este primeiro dia do Billabong Pipe Masters terminou com o fim da segunda fase, deixando os heats mais decisivos, e a disputa pelo título, para o dia seguinte. A última etapa do WCT deve regressar dentro de horas, por isso não deixes de acompanhar tudo em directo no canal FUEL TV ou, caso não tenhas acessão a uma televisão, AQUI.

Heats do round 3
Heat 1: Taj Burrow (AUS) vs. Yadin Nicol (AUS)
Heat 2: C.J. Hobgood (USA) vs. Fredrick Patacchia (HAW)
Heat 3: Julian Wilson (AUS) vs. Patrick Gudauskas (USA)
Heat 4: Nat Young (USA) vs. Bede Durbidge (AUS)
Heat 5: John John Florence (HAW) vs. Gabriel Medina (BRA)
Heat 6: Mick Fanning (AUS) vs. Kaimana Jaquias (HAW)
Heat 7: Josh Kerr (AUS) vs. Miguel Pupo (BRA)
Heat 8: Adriano de Souza (BRA) vs. Sebastian Zietz (HAW)
Heat 9: Kelly Slater (USA) vs. Mitch Crews (AUS)
Heat 10: Kai Otton (AUS) vs. Adam Melling (AUS)
Heat 11: Michel Bourez (PYF) vs. Jeremy Flores (FRA)
Heat 12: Joel Parkinson (AUS) vs. Dusty Payne (HAW)

Comentários

Os comentários estão fechados.