Foi há cerca de 6 anos que o ex-campeão mundial, Sunny Garcia, tentou tirar a sua vida e, apesar de ter sobrevivido, o havaiano parece nunca ter recuperado e praticamente desapareceu do olho do público.
Sunny foi um dos mais dominantes surfistas dos anos 90, vencendo com regularidade provas no Havaí e um pouco por todo o mundo. No fim da sua carreira tinha conquistado um título mundial, em 2000, e venceu por 6 vezes a Triple Crown of Surfing, um resultado considerado por muitos como segundo apenas para o título mundial. Venceu ao todo 22 provas QS, entre outros grandes resultados.
Não foi uma carreira sem polémica, ao longo dos seus anos no tour Sunny agrediu e perseguiu Neco Padaratz em pleno Pipeline Masters, foi agredido e hospitalizado num episódio de road rage quando morava na Califórnia e, mais tarde, passou algum tempo na prisão por falta de pagamento de impostos. Estes foram apenas alguns dos muitos episódios que algo mancharam a sua carreira, mas na época não vieram com grandes consequências.
Mesmo assim, Garcia continuou ligado à indústria do surf, mantendo um bom nível de surf e uma visibilidade que lhe permitiu manter alguns patrocínios e continuar a viver do desporto. Apesar de parecer bem, o ex-campeão mundial já tinha abordado o tema da depressão e em Abril de 2019 tentou suicidar-se. Apesar de ter havida alguns boatos de que teria falecido, Sunny foi encontrado “a tempo”, ficando algum tempo em coma mas efectivamente sobreviveu. Inicialmente especulou-se que o havaiano estava com boas hipóteses de recuperar mas, com tempo, veio-se a saber outra realidade, Sunny teria sobrevivido mas nunca mais seria a força da natureza que um dia dominou o circuito mundial.
Ainda no mesmo ano a sua família mais directa, as filhas e o filho, foram actualizando o mundo sobre a evolução do pai, mas um post colocado em setembro, mostrou que os estragos eram intensos, com uma imagem chocante que mostrava um Sunny Garcia quase irreconhecível.
E aí começou uma batalha bastante pública entre a sua guardiã legal e a família. Aparentemente a pessoa que ficou responsável por cuidar do havaiano apelou ao tribunal para retirar o acesso dos filhos a Garcia, uma situação que se mantém até hoje. A família continua a manter a narrativa viva, procurando a consciência pública para de alguma forma ganhar acesso ao pai. No entanto, algumas pessoas têm tido acesso a Sunny, com Kelly Slater por exemplo, amigo e rival de longa data que, depois de uma visita, comentou que o seu amigo não iria voltar a recuperar de forma significativa, indicando que este estaria numa situação quase vegetativa.
Um fim triste e cruel para um dos “grandes” do surf mundial.










Comentários