29 títulos mundiais foram atribuídos na categoria masculina desde a fundação do CT, divididos por apenas 12 surfistas. E se Kelly Slater foi o surfista mais novo a conquistar o título mundial, aos 20 anos, não sendo superado por uma questão de meses por Gabriel Medina, quem será o mais velho a conquistar essa honra?

(mais velho a conquistar o título)
Sunny Garcia
30 anos e 9 meses de idade
O havaiano quase se sagrou campeão mundial em 1995, aos 25 anos, quando chegou ao Havai a uma etapa do fim com uma sólida liderança do ranking. Teoricamente o seu grande adversário seria Rob Machado, o número dois do ranking mas, ao perder cedo para o wildcard Mark Ochhilupo, deixou a porta aberta para Kelly Slater também entrar na conversa e eventualmente conquistar o terceiro título mundial. Sunny manteve-se na disputa nos anos que se seguiram e foi em 2000, já sem KS no tour, que se sagrou campeão aos 30 anos e 9 meses de idade. Com vitórias nas duas primeiras etapas, na Gold Coaste e em Bells, segundo lugar em Huntington Beach e 3ºs em Hossegor, Figueira da Foz e no Rio de Janeiro, Garcia sagrou-se campeão durante o Rio Surf International, assim que os seus adversários mais próximos, Luke Egan e Jake Patterson, perderam nos oitavos de final.

(mais velho a conquistar o título)
Joel Parkinson
31 anos e 8 meses de idade
Joel parecia destinado a conquistar o título em 2009, ano em que venceu as duas primeiras etapas do ano, ficou em 3º na quarta e venceu a quinta, liderando o circuito a meio da temporada com uma vantagem de quase 1.500 pontos. Até que o seu amigo Mick Fanning ganhou forma e venceu também três provas, acabando por conquistar o seu segundo título mundial. Parko teve que esperar mais três anos para conquistar o seu primeiro e único título, em 2012. Slater venceu três etapas nesse ano, Fanning duas, enquanto que Joel chegou a Pipeline sem qualquer vitória mas com três finais e três terceiros lugares. A disputa chegou às meias finais e quando Kelly perdeu Joel sagrou-se automaticamente campeão mundial, fechando o ano com a chave de ouro ao vencer o Billabong Pipe Masters.

(mais velho a conquistar o título)
Mick Fanning
32 anos e 4 meses de idade
Fanning conquistou o seu primeiro título aos 26 anos, segundo aos 28 e terceiro aos 32, colocando-se numa elite mesmo entre os campeões mundiais, igualando os recordes de Tom Curren e Andy Irons, ficando atrás apenas de Mark Richards (4x campeão mundial) e Kelly Slater (11x). Mick ainda esteve em forte disputa pelo título em 2014 e 2015, acabando ambos como vice-campeão mundial.

(mais velho a conquistar o título)
Mark Occhilupo
33 anos e 4 meses de idade
Occy é o mais improvável campeão mundial talvez até da história da ASP/WSL uma vez que “queimou” cedo e reformou-se do tour ainda muito jovem. O seu regresso aconteceu depois do sucesso dos Billabong Challenges, momento em que Mark começou a recuperar a forma e voltou a competir. Depois de destroçar o sonho de Sunny Garcia como wildcard no Pipe Masters e no ano seguinte largar sangue, suor e muitas lágrimas no duro circuito QS para se qualificar para o CT de 1997, acabou o ano num incrível segundo lugar atrás de Kelly Slater. No primeiro ano da primeira reforma de Kelly, Occhilupo aproveitou as vitórias nas três esquerdas perfeitas do tour, Teahupoo, Fiji e Mundaka, para conquistar o título por antecipação na etapa brasileira do circuito. O seu título marcou por ter sido um dos maiores “comebacks” da história, numa época em que muitos competidores abandonavam o circuito antes dos 30 anos.

(o mais velho a conquistar o título)
Kelly Slater
39 anos e 8 meses de idade
Caso Slater se tivesse mantido reformado como “prometido” no fim de 1998, depois de conquistar o seu sexto título mundial, possivelmente ainda seria considerado hoje em dia como o G.O.A.T. do surf. Mas, como todos sabemos, voltou poucos anos mais tarde para conquistar mais 5 títulos mundiais. Em 2015 “roubou” o recordo de surfista mais velho das mãos de Occy ao sagrar-se campeão mundial, vencendo o título aos 33 anos, repetindo o feito aos 34, 36, 38 e, finalmente em 39. Kelly ainda ficou perto de “roubar a festa” nos dois anos seguintes, acabando ambos como vice-campeão. Agora com 52 anos ainda compete a tempo inteiro e um 12º faria da sua carreira ainda mais “lendária” mas, nesta fase, parecer altamente improvável que ainda tenha surf para mais um título…

Mais artigos da série “curiosidades surfisticas” AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.