Três portugueses competiram no terceiro dia do WQS de 6 estrelas realizado no México, Los Cabos Open of Surf, e todos teriam resultados bastante diferentes.

Frederico Morais foi o primeiro a competir, num heat do primeiro round contra três surfistas tecnicamente inferiores, Vicente Romero, Jeremy Johnston e Billy Kemper. Mas neste nível de competição tudo pode acontecer e tudo o que podia acontecer contra Morais, aconteceu. A sua estratégia fazia sentido, as ondas estavam com cerca de meio, sets ligeiramente maiores, e Frederico foi bastante selectivo enquanto que o brasileiro/basco Vicente Romero ficou mais no inside a apanhar tudo o que mexia. Com duas ondas bem esticadas ficou com uma liderança sólida, deixando os seus adversários a correr atrás. Depois foi a vez de Jeremy Johnston fazer duas notas fortes de backside deixando assim o português em sarilhos. Nos últimos minutos Frederico finalmente conseguiu responder, na única onda com potencial que apanhou. “Kikas” passar bem uma secção longa por cima da espuma, deu uma forte rasgadas e um bom reentry a soltar as quilhas na junção. Outra onda igual teria lhe dado a vitória mas a única que conseguiu apanhar era um close out. Mesmo assim Morais ainda arriscou tudo num aéreo reverse abusado, mas não aterrou e perdeu.

Umas horas mais tarde entrou Zé Ferreira que já se tinha qualificado para o round 2 no dia antes. O seu heat, contra Jack Freestone, Jean da Silva e Davey Cathels era um dos mais difíceis do dia mas o surfista do Guincho não se deixou intimidar. O bicampeão mundial júnior (e actual namorado da Alana Blanchard), Freestone, foi o grande destaque e venceu o heat. Mas Zé andou taco a taco contra dois surfistas que já fazem estragos no WQS (Jean da Silva inclusive ficou à porta da qualificação para o WCT em 2012) e no fim garantiu a segunda vaga para o round de 48. O fim do heat teve várias mudança de posição e muitas “voltinhas” no pico mas quando Zé Ferreira apanhou uma onda que lhe deu oportunidade para meter um forte carve e uma boa batida no lip (entre outras manobras) recebeu a melhor nota do heat e avançou!

Infelizmente seria uma “caminhada” a fazer sozinho pois Marlon Lipke, que entrou algumas horas mais tarde, também foi eliminado. Marlon simplesmente não conseguiu apanhar as ondas boas e acabou o heat a precisar de uma nota altíssima, perdendo assim a sua oportunidade de avançar para a fase seguinte.

Zé Ferreira vai agora competir no heat 4 do round de 48 contra Gony Zubizarreta, Wiggolly Dantas e Tanner Gudauskas, dentro de horas. Acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.