Arrancou esta noite (hora portuguesa) o primeiro dia da primeira etapa do circuito Challenger Series de 2024, o Bonsoy Gold Coast Pro.

Em prova estiveram 2 dos 5 portugueses presentes nesta etapa, mas apenas um(a) avançou para a fase seguinte. O dia começou com a prova feminina e Yolanda Hopkins estava no segundo heat do round de 48, que tinha como adversárias alguns nomes de peso, mais especificamente Nanaho Tsuzuki, Eweleiula Wong e Saffi Vette. Yolanda foi a primeira a “atacar” enchendo uma longa onda de manobras fortes cedo nesta disputa, abrindo com uma nota de 6.5 e pouco depois, numa onda mais curta mas com manobras fortes, juntou mais 6.93 pontos ao seu somatório, praticamente garantido uma vaga na fase seguinte. Curiosamente foi a surfista que começou pior a bateria, Eweleiula Wong, quem acabou por ficar com o primeiro lugar. A havaiana apanhou a melhor onda do heat, maior que qualquer outra e sempre com parede, para fazer uma nota de 7.87 pontos e vencer, mas Hopkins passou confortavelmente em segundo lugar.

Horas mais tarde seria a vez de Guilherme Ribeiro se estrear no evento, contra Charly Quivront, Rafael Teixeira e Daniel Emslie, na terceira bateria do round de 80. Quivront começou bem o heat com uma onda bem atrás das rochas, enquanto que o brasileiro Teixeira, de backside, fez várias rasgadas muito fortes para também meter uma nota forte no “placcard”. Guilherme também começou bem, com uma onda de menos potencial mas muito bem surfada, extraindo uma nota sólida de 5.8 pontos. A sua melhor onda foi a segunda melhor nota do heat, um “tímido” 7.93, possivelmente ofuscado por Charly estar quase em simultâneo a surfar a melhor onda em termos de tamanho e formação do heat. O português foi quem mais arriscou, além de surfar de rail e com muito power, mas no fim teve que se contentar com um (talvez) injusto terceiro lugar atrás de francês e de Rafael Teixeira, que teve duas notas “médias altas” sem arriscar tanto. Foi um início de temporada menos feliz para o surfista da Caparica, que mesmo perdendo mostrou que pertence a este circuito.

O momento mais alto do dia acabou por ser o heat de exibição entre os campeões mundiais Joel Parkinson, Mark Occhilupo, Mick Fanning, Stephanie Gilmore e Kelly Slater.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Prova masculina
Round de 64
Heat 5 | Frederico Morais x Maxime Huscenot x Edgarg Groggia x Charly Quivront

Prova feminina
Round de 32
Heat 1 | Lakey Peterson x Bella Kenworthy x Zoe Benedetto x Yolanda Hopkins
Heat 3 | Teresa Bonvalot x India Robinson x Zahli Kelley x Nikki Van Dijk
Heat 8 | Sally Fitzgibbons x Francisca Veselko x Sol Aguirre x Sophia Medina

Comentários