O Banco Do Brasil Saquarema Pro, a quinta de sete etapas do circuito Challenger Series de 2025, de uma forma geral não foi positiva para os surfistas portugueses, com uma excepção, Yolanda Hopkins.
Quatro dos cinco portugueses em prova, Frederico Morais, Afonso Antunes, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko, perderam nos seus heats de estreia, resultados que não fazem justiça ao valor destes surfistas.
Já Yolanda Hopkins, que em 2024 ficou literalmente a um heat de se garantir no Championship Tour deste ano, parece não estar disposta a arriscar outro “close call” e está a caminho de uma qualificação ainda nesta prova.
A algarvia começou com o resultado mais “modesto” entre as três portuguesas na primeira etapa deste circuito, um 5º lugar, mas desde aí esteve imparável, garantindo mais um 2º, um 3º, e um 5º lugar. Com cinco etapas a contar, mais um resultado sólido seria suficiente, algo que já fez. Yolanda passou duas fases nesta prova de Saquarema para atingir os quartos de final, onde terá como adversária a australiana Ellie Harrison.
Segunda a WSL, para se juntar à já qualificada oficialmente Tye Zebrowski, Hopkins precisa de chegar à final, ou até pode fazê-lo sem esse resultado, dependendo do resultado de outras surfistas. Apesar de matematicamente ainda haver cenários em que Yolanda poderá ser superada, é provável que os seus actuais 28.120 pontos sejam mais que suficientes para garantir a sua vaga, sendo a qualificação oficial apenas uma formalidade. Ainda é cedo para dar os parabéns oficialmente, mas Yolanda está de parabéns pela incrível forma e atitude que tem mostrado neste e noutros anos.
Um pouco atrás mas com boas hipóteses está Francisca Veselko, que neste momento está em quarto lugar no ranking e se conseguir substituir o seu 41º lugar do US Open e o 17º desta prova, deverá fazer companhia a Hopkins na elite do surf mundial. E não nos podemos esquecer de Teresa Bonvalot, que conta com um 3º lugar e dois 9ºs e terá algum tempo até à próxima prova para recuperar da sua lesão e fazer história juntamente com Hopkins e Veselko no Championship Tour.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUi!
Comentários