Eram oito os surfistas portugueses inicialmente em prova no EDP Ericeira Pro, quarta etapa do circuito Challenger Series de 2025, mas, ao fim de quatro dia, apenas uma segue em frente.
No terceiro dia de prova ainda duas representantes lusas estavam em prova, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins, ambas presentes nos oitavos de final. Kika tinha como adversária a japonesa Amuro Tsuzuki, no terceiro heat da fase. Foi um heat de poucas ondas mas com muito bom surf. Amuro abriu com uma nota de 7 pontos enquanto que a portuguesa começou pior mas entretanto foi “amealhando notas de 5,73 e 7,5 pontos. A sua média teria sido suficiente para passar se Tsuzuki não tivesse “fechado” com uma nota de 8,5, avançando assim para o round seguinte enquanto que Veselko terminou em 9º lugar.
Já Yolanda Hopkins teve que esperar pelo dia seguinte para defrontar Laura Raupp, no quinto heat do round de 16. Foi mais um heat muito disputado, mas Hopkins foi “crescendo” e no fim acabou na frente por larga vantagem. Ao avançar para os quartos de final, onde terá como adversária a norte-americana Alyssa Spencer, a algarvia fica um passo mais perto de concretizar o seu objectivo, entrar no Championship Tour. Depois de ficar de fora por um heat no ano passado, Yolanda parece não estar disposta a correr esse risco e juntamente com a líder do ranking, Tya Zebrowski, caminha a passos largos para conquistar uma vaga.
Na categoria masculina a prova também avançou até aos quartos de final e os grandes destaques foram surfistas como Liam O’Brien, Mateus Herdy, Morgan Cibilic, Adur Amatriain, George Pittar e Luke Thompson, todos a avançarem com prestações acima da média.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!










Comentários