Depois de cinco dias de muita acção, o Quiksilver Saquarema Prime chegou ao fim e é justo dizer que o melhor surfista foi o grande vencedor. As ondas estavam muito parecidas com o dia anterior, com a diferença de estarem ligeiramente maiores.
O galego residente na Ericeira, Gony Zubizarreta, estava no primeiro heat e parecia lançado para um bom resultado. Mas o ser adversário, Keanu Asing, apesar de (fisicamente) pequeno mostrou-se mais em sintonia com o mar e com algumas batidas fortes de backside avançou para as meias finais.
Jadson André também tinha mostrado muito bom surf anteriormente mas caiu perante o seu companheiro do WCT, Adriano de Souza. Já Wiggolly Dantas tinha uma bateria difícil mas mais uma vez mostrou que era o grande destaque do campeonato, derrotando Ricardo Christie com uma das melhores médias do dia.
E para terminar a fase caía o último “europeu” do campeonato, Charles Martin, eliminado por Billy Stairmand, um surfista especialmente perigoso quando se surfa esquerdas.
A primeira meia-final foi um dos melhores heats do campeonato pois Adriano de Souza e Keanu Asing disputaram a vaga na final taco a taco. Adriano era o grande favorito mas Keanu conseguiu superá-lo, mostrando-se digno de chegar ao WCT!
Já no heat seguinte os dois competidores não encontraram o mesmo tipo de ondas e disputaram a segunda vaga na final com scores mais baixos. Wiggolly continuou o seu incrível percurso e garantiu-se com alguma vantagem sobre Stairmand.
Com as ondas cada vez piores a final foi para a água e acabou por ser um dos heats com médias mais baixas de todo o campeonato. Dantas liderou praticamente desde o início mas deixou a “porta aberta” para Asing virar a bateria nos últimos segundos. Infelizmente para o havaiano, a onda que apanhou não foi suficiente e Wiggolly acabou como o justo vencedor!
O próximo evento será o Los Cabos Open of Surf, realizado no México, uma etapa de seis estrelas que terá vários portugueses presentes!
Comentários