Teresa Bonvalot e Bronte Macauley abriram o dia final do Corona Saquarema Pro, penúltima prova do circuito Challenger Series de 2022.

Em jogo neste heat dos quartos de final estava a qualificação para o Championship Tour de 2023 e, para Teresa, uma vitória nesta etapa poderia garantir sua presença. Mas primeiro teria que superar a australiana Bronte Macauley, a ex-top do CT que é filha de um surfista que teve tanto sucesso nas provas brasileiras nos anos 90 que ganhou o apelido de “Mr. Rio”.

O confronto começou com notas bastante medianas, Teresa conseguiu um par de notas 4 e Bronte um 4 e um 5 com uma direita cheia de manobras, para ficar com uma liderança fraca. A 7 minutos do fim Macauley usou a sua prioridade numa boa esquerda mas caiu na última nota e não melhorou a sua posição, deixando a portuguesa a precisar de 5.4 nos minutos finais.

Com dois bons cutbacks e um reentry Teresa recebeu a nota de 5.63 e a liderança, deixando Bronte a precisar de uma nota de 4.74, mas não apareceu qualquer onda e a surfista de Cascais avançou para as meias finais, ficando assim cada vez mais perto de conseguir uma vaga no Championship Tour!

A sua adversária nas meias finais foi a francesa Tessa Thyssen, uma surfista com quem Teresa Bonvalot competiu com alguma regularidade no circuito Pro Junior Europeu. Mesmo não tendo feito uma carreira com o mesmo impacto que Bonvalot, Thyssen conquistou alguns resultados impressionantes, como o segundo lugar no World Junior Championship em 2014 e o título mundial júnior de sub18 no ano seguinte. No entanto Teresa surgiu nesta prova em 7º do ranking, enquanto que a sua adversária estava em 46º.

O heat começou com algumas ondas rápidas, um snap para a direita e um snap lay back para a esquerda para “amealhar” notas de 3.5 e 5.83, deixando Tessa a poucos minutos do fim a precisar de uma onda de 5.17. Entretanto a francesa perdeu a prioridade numa onda em que caiu no drop, deixando Teresa com o heat na mão. Infelizmente algumas quedas mantiveram Thyssen na disputa e, na última onda, virou o resultado a seu favor. Mesmo assim Teresa termina num excelente 3º lugar e sobe para a 5ª posição no ranking, chegando ao Havai com séria candidata ao Championship Tour de 2023.

As finais foram vencidas por Gabriel Medina, que bateu Ramzi Boukhiam, e Alyssa Spencer, que derrotou Tessa Thyssen.

Comentários

Os comentários estão fechados.