O dia final do Renault Porto Pro teve ondas boas e alguns heats muito impressionantes. A prova já estava bastante avançada neste domingo e as surpresas começaram cedo.

Logo no primeiro heat dos quartos de final masculinos Francisco Almeida voltou a mostrar o seu valor, batendo o campeão nacional em título, Miguel Blanco, por menos de um ponto. Depois foi a vez do veterano, Eduardo Fernandes, mostrar que ainda tem potencial de fazer grandes estragos neste circuito e eliminar o líder do circuito, Afonso Antunes, por apenas meio ponto. Seguiu-se o melhor heat da fase, entre Frederico Morais e Luís Perloiro e apesar do mais novo, Luís, ter sido eliminado, mostrou novamente um surf muito evoluído que lhe trará grandes resultados em breve. Para terminar a fase Vasco Ribeiro bateu mais um grande nome da nova geração, Martim Paulino, que mesmo tendo perdido ficou sempre a uma onda excelente de eliminar o ex-campeão mundial júnior.

A primeira meia final foi uma repetição da meia final deste mesmo evento em 2019, Francisco Almeida VS Eduardo Fernandes. Foi uma bateria muito equilibrada mas no fim o resultado foi inverso ao do ano passado, com Almeida a avançar para a sua primeira final. O heat seguinte foi claramente o mais esperado de todo o evento, um confronto entre os dois melhores surfistas nacionais da actualidade, Vasco Ribeiro VS Frederico Morais. Foi Ribeiro quem abriu melhor a bateria, capitalizando cedo nas direitas com vários snaps poderosos e boas finalizações para colocar Morais numa combinação. Eventualmente Kikas esqueceu as esquerdas e começou a recuperar com boas notas para a direita mas foi tarde, e insuficiente, sendo assim eliminado.

Depois de uma expression session, vencida por Afonso Antunes, a final da categoria feminina, onde já tinha sido atribuído o título nacional, foi à água. Seria a primeira final da carreira de Francisca Veselko neste circuito e, para Teresa Bonvalot, a 4ª final em 4 campeonatos e possivelmente a sua terceira vitória. Veselko mostrou potencial de vencer mas vai ter que esperar um pouco mais para se estrear no primeiro lugar pois Bonvalot estava muito inspirada e levou mais uma taça.

Vasco Ribeiro tem tido sucesso depois de Teresa Bonvalot vencer, e aqui continuou o seu incrível streak de vitórias, batendo Francisco Almeida com alguma vantagem. O triunfo garantiu-lhe um lugar na disputa pelo título nacional, ficando agora com hipóteses de bater o recorde de título nacionais que neste momento divide com Ruben Gonzalez. O circuito segue para Cascais onde se disputa o Bom Petisco Cascais Pro entre os dias 15 e 17 de Outubro.

Comentários

Os comentários estão fechados.