Depois da final feminina do Abanca Pantin Classic Galicia Pro, uma bateria dominada por Teresa Bonvalot, foi a vez de Vasco Ribeiro defrontar o mítico surfista basco, Aritz Aranburu.
A prova masculina tinha começado neste dia no round de 16, onde Vasco “limpou” mais uma bateria, deixando Charly Quivront em segundo lugar, e eliminando Luis Diaz e Andy Criere. Na fase man-on-man Vasco foi mais uma vez o grande destaque, eliminando Justin Becret nos quartos de final e Charly Quivront nas meias, enquanto que Aritz despachou Dylan Groen e Maxime Huscenot.
A final era de Vasco Ribeiro para vencer ou perder, já que esteve acima da média durante toda a prova. No entanto o veterano, Aritz Aranburu, mesmo a surfar de twin fin mostrou muita competitividade ao longo da prova e a sua experiência, neste local, onde inclusivamente já venceu uma prova QS de 5 estrelas, fazia dele um adversário perigoso. No derradeiro heat foi na sua quarta onda que Vasco se começou a “soltar”, soltando um grande snap seguido um bom floater para fazer a primeira nota sólida do heat, um 6.67 pontos. Cerca de 10 minutos mais tarde Ribeiro fez mais uma série de ondas com manobras sólidas, para deixar Artiz a precisar de uma nota de 9.61 pontos a menos de 5 minutos do fim. O ex-top do Championship Tour não conseguiu “voltar” ao heat, deixando o surfista de São João Estoril com a sua primeira vitória internacional desde os tempos de júnior! Um resultado histórico para o surf nacional!!
Comentários