Apenas 8 surfistas estavam em prova no início do penúltimo dia do Estrella Galicia Santa Cruz Pro presented by Noah Surf House, etapa QS 3.000 realizada em Santa Cruz, Portugal.
Entre eles, no último heat dos quartos de final man-on-man, estava o último português ainda em prova, que era também o top seed do evento, Vasco Ribeiro. Como adversário o surfista de São João do Estoril, que foi um dos destaques durante toda a prova, tinha um dos nomes mais surpreendentes do evento, Leo Paul Etienne, um dos grandes nomes da nova geração francesa.
Nos heats anteriores os franceses dominaram por completo, Timothee Bisso bateu Andy Criere no primeiro, Gaspard Larsonneur eliminou Lucas Silveira e Kauli Vaast superou Tristan Guilbaud no único heat 100% francês da fase. Mas Vasco Ribeiro parecia pronto para quebrar este domínio francês, atacando várias ondas no início do heat com manobras muito poderosas para construir uma liderança sólida sobre Etienne, mantendo-se muito activo enquanto que o seu adversário segurava a prioridade.
A 10 minutos do fim Leo Paul precisava de uma nota de 7.07 pontos para primeiro, até que perdeu a prioridade e ficou um pouco mais activo. Nos minutos finais Vasco tinha tudo a seu favor até que o francês lhe “vendeu” uma onda de qualidade inferior e pouco depois apanhou uma esquerda com algum potencial e a encheu de manobras. Felizmente Ribeiro conseguiu melhorar o seu back up, aumentando a fasquia para Etienne, que apenas recebeu 6 pontos na sua onda e foi eliminado.
Heats das meias finais
Heat 1 | Timothee Bisso x Gaspard Larsonneur
Heat 2 | Kauli Vaast x Guilherme Ribeiro
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Comentários