A final do Estrella Galicia Santa Cruz Pro presented by Noah Surf House juntava dois dos surfistas que mais se destacaram ao longo do evento, Timothee Bisso e Vasco Ribeiro.

Estes dois surfistas tinham muito em jogo e traziam embalagens diferentes para o derradeiro heat desta prova QS 3.000. Timothee Bisso já tinha vencido duas provas QS (consecutivas) no passado, foi vice-campeão mundial júnior e tinha como treinador o mítico José Seabra, um dos grandes responsáveis por levar o primeiro português, Tiago Pires, ao CT, tendo inclusivamente trabalhado com Vasco Ribeiro no passado. Por sua vez o português, que era acompanhado pela sua equipa inicial de treinadores, a APS, que o acompanhavam desde a infância e agora retomaram o trabalho. Vasco vinha de duas vitórias consecutivas na Liga MEO Surf e como resultados do passado destacavam-se o seu título Pro Junior Europeu e mundial júnior e o 3º lugar na primeira prova do Championshiop Tour em que participou. Faltava, no entanto, a estreia nas vitórias no circuito QS, tendo já “batido na trave” duas vezes. Dois surfistas dignos de levarem o título desta etapa, qualquer um poderia vencer, mas quem seria?

O português abriu a final com uma direita com duas manobras fortes para fazer uma nota de 5.67 pontos e um pouco mais tarde surfou uma longa esquerda, cheia de manobrões para receber 9 pontos! Pouco depois, mais uma esquerda bem surfada, para receber uma nota de 7.67 pontos e colocar Timothee numa combinação de 16.67 pontos. A 20 minutos do fim do surfista da Ilha de Guadelupe só tinha feito uma onda de 2 pontos e pouco depois apanhou uma longa esquerda, mas com poucas secções críticas e a nota de 6.5 que recebeu não chegou para o tirar da combinação. Tim continuou a tentar melhorar a sua posição mas a 2 minutos do fim ficou bem visível que a taça do Estrella Galicia Santa Cruz Pro presented by Noah Surf House ficaria em Portugal, com Vasco Ribeiro, que fica numa excelente posição para conquistar uma vaga no circuito QS de 2022!

Comentários

Os comentários estão fechados.