Partiu hoje de manhã (7h30) do Aeroporto de Lisboa, a Seleção Nacional para os ISA World Surfing Games, competição que terá lugar em Huntington Beach, na Califórnia, entre os dias 16 e 24 de Setembro e que constitui a primeira etapa no processo de qualificação da equipa portuguesa para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca, Francisca Veselko, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins seguem para a Califórnia sob a orientação técnica dos técnicos Pedro Simão e Nuno Telmo, numa comitiva liderada pelo presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha. O Selecionador Nacional David Raimundo não poderá acompanhar a Seleção Nacional aos EUA devido a compromissos familiares inadiáveis.

Este Mundial de Seleções marca a primeira etapa de qualificação para os jogos Olímpicos de a Paris 2024. Processo de qualificação jogado em várias frentes desde este momento até 2024 e, para já, só não inclui a vaga da WSL, destinada ao “top 10” masculino e “top 8” feminino do World Tour, já que Portugal não tem, este ano, qualquer representante nestas provas.

Em 2022 e 2024, as equipas vencedoras dos World Surfing Games podem qualificar um atleta de cada género; em 2023, os melhor classificados de cada continente (Europa, África, Ásia e Oceania) conquistam uma vaga por género, num total de quatro homens e quatro mulheres, sendo que a vaga do continente americano fica por conta dos Jogos Pan-americanos. E, finalmente, em 2024, qualificam-se o “top 5” masculino e o “top 7” feminino dos World Surfing Games. A isto, acrescem duas vagas para França enquanto país organizador e uma vaga “universal” para o COI.

O Mundial arranca dia 16 com a tradicional cerimónia de abertura, em que a parada das nações será o ponto alto, e depois com o arranque da competição masculina.

Pode seguir toda a ação em direto AQUI!

Comentários