O ISA World Surfing Games chegou ao fim com a vitória do Brasil por seleções e Portugal em 7º lugar.
Foi um evento positivo para ao seleção nacional mas, apesar de todos terem mostrado muito bom surf e de estarem de parabéns, nem todos os objetivos foram cumpridos.
Na categoria masculina, foi Guilherme Fonseca quem mais avançou, caindo apenas no round 7 da repescagem para Yago Dora, Filipe Toledo e Manuel Selman mas não sem no caminho ter batido nomes sonantes como Lucca Mesinas, Carlos Munoz, Marco Giorgi, entre outros. Apenas uma fase atrás ficou Frederico Morais, que foi surpreendido no fim do seu heat contra Filipe Toledo e Tim Elter, ficando de fora por apenas 0.13 pontos. Ambos ficaram relativamente perto da vaga olímpica, mas ela escapou. Um pouco mais atrás ficou Guilherme Ribeiro, eliminado num heat em que tudo correu mal, tendo sido um dos maiores destaques da primeira fase.
A categoria foi vencida por Gabriel Medina, que bateu Ramzi Boukhiam (2º), Kauli Vaast (3º) e Joan Duru (4º) e com o resultado deu a vitória por seleções ao Brasil e assegurou a sua vaga para os Jogos Olímpicos, o que, tendo em conta a localização, o coloca numa excelente posição para assegurar o ouro.
Na prova feminina houve mais sucesso. Francisca Veselko caiu cedo para a repescagem e apesar de ter surfado muito acabou por ser surpreendida por Anat Leilor e Luana Silva no round 4. Enquanto isso tanto Yolanda Hopkins como Teresa Bonvalot avançaram até ao round 8 da repescagem, o que permitiu à algarvia garantir também uma vaga para os jogos olímpicos, juntando-se assim a Teresa em Teahupoo. Pelo caminho ambas bateram a número do ranking do Championship Tour, Molly Picklum, entre muitas outras surfistas de destaque a nível mundial. Nota positiva também para Camilla Kemp, que assegurou uma vaga no Tahiti, pela Alemanha. A final foi vencida por Sally Fitzgibbons, seguida de Tatiana Weston-Webb, Johanne Defay e Nadia Estorbe.
Contas feitas o Brasil foi campeão, seguido da França, Espanha, Austrália, Peru, Alemanha (?????) e finalmente Portugal, que sai de Porto Rico com um 7º lugar.
Comentários