Salvador Vala, surfista de 13 anos do Lombos Praia, de Carcavelos, foi o grande vencedor do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub 14, que hoje terminou na Praia de Matosinhos. O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub 14 2021 está integrado na sexta-edição do Porto&Matosinhos Wave Series, uma iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center em colaboração com as câmaras municipais do Porto e de Matosinhos.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub 14, que reuniu os 32 melhores surfistas nesta categoria, teve início ontem na Praia de Leça da Palmeira onde, com um dia chuvoso e ondas de cerca de 1,5 metros, foram realizados 24 heats que decidiram os oito atletas que passaram aos quartos de final: Joaquim Trindade, Bruno Amado, Jaime Veselko, Tomás Pereira, Salvador Vala, Mário Leopoldo, Tiago Guerra e Ricardo Teixeira. Os quartos de final, meias-finais e a finalíssima realizaram-se hoje, domingo, 3 de outubro, na Praia de Matosinhos. A melhor onda do campeonato foi surfada por Jaime Veselko, com uma pontuação de 8, e o melhor score alcançado na competição pertenceu a Salvador Vala, com 13.75 pontos.

No segundo dia, dadas as previsões meteorológicas, a organização optou pela realização do campeonato na Praia de Matosinhos, tendo os atletas sido brindados por um dia cheio de sol e ondas com excelentes condições para a competição. As meias-finais decidiram os grandes finalistas, deixando para trás dois dos grandes atletas sub 14, Jaime Veselko, atleta do Lombos Praia, e Tiago Guerra, do CNN-Clube Nacional de Natação.

A final foi muito renhida, com Joaquim Trindade, do Sporting Clube de Portugal, a conseguir um score final de 10.10, que não foi suficiente para derrotar o grande vencedor Salvador Vala (Lombos Praia), que conquistou o título de campeão nacional, com um score de 11.15.

Comentários