Decorreu este fim-de-semana, em Ribeira d’Ilhas, o ERICEIRA JUNIORS, a Final do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, na categoria Sub 18, apresentado pelo Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar, by Billabong e Native Açaí.
No primeiro dia, a chamada para os atletas foi agendada para as 8h00, onde estava previsto a comparência dos 32 Atletas que se apuraram através dos 6 Circuitos Regionais 2024 e dos Wildcards atribuídos pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Conforme previsto, a competição iniciou-se no formato habitual para estas finais, com ondulação de metro, tendo, no entanto, subido ao longo do dia, na mais conhecida praia da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, para cerca de dois metros. Ao longo deste primeiro dia de competição decorreram as três primeiras rondas. Na Ronda 1, houve um claro destaque para as performances do Jaime Veselko (Sporting CP), Afonso Pinto (Ericeira SC), Martim Fortes (Ericeira SC), Mário Leopoldo (PPSC), Tiago Guerra (ASCC) ou Louis Escudeiro (PTMSC), tendo havido também algumas surpresas como a do Miguel Lages (Lombos Praia) ou o António Bandeira (ASCC) que caíram para as repescagens. Nas rondas seguintes, a Ronda 2, a das repescagens e a Ronda 3, já com notória subida da ondulação, continuaram a distinguir-se os atletas com maior cartel, tendo, no entanto, caído nesta última ronda atletas como o Simão Prazeres (Ericeira SC), Miguel Lages (Lombos Praia), Benjamin Magalhães (ASC) ou o Santiago Duarte (Ericeira SC).
No dia seguinte, com a ondulação bastante forte, mas a motivar todos os atletas e a passar a duração dos heats para 25 minutos e o paddle out para 8, a prova arrancou com os quartos de final, onde continuaram a destacar-se os nomes mais sonantes em prova.
Seguiram-se os quartos de final man-on-man onde o Afonso Pinto (Ericeira SC), Mário Leopoldo (PPSC), Jaime Veselko (Sporting CP) e Martim Fortes (Ericeira SC) seguem para as meias finais, deixando pelo caminho o ainda Sub 14 Francisco Santos (Lombos Praia), o Campeão Nacional 2023, Salvador Vala (Lombos Praia), Joaquim Trindade (Sporting CP) e Matias Lopes (AON).
Nas meias-finais o Afonso Pinto (Ericeira SC) alcançou o melhor score de toda a competição (16,00), eliminando o seu colega de treino Mário Leopoldo (PPSC), enquanto o Martim Fortes (Ericeira SC), com uma actuação irrepreensível, onde se destaca um impressionante layback no outside, elimina um dos grandes destaques da competição, o Jaime Veselko (Sporting CP).
Na final encontraram-se os maiores favoritos do muito público presente. Os atletas da “casa” Afonso Pinto e Martim Fortes. Pela primeira vez dois atletas do Ericeira Surf Clube, que também treinam diariamente juntos, treinados pelo Francisco “Xixo” Pereira, partilham uma final neste circuito. No arranque da final o Martim tomou logo a dianteira com um onda de 7,00 e outra de 7,65, no entanto o Afonso posiciona-se com um 7,50, ficando a necessitar de uma segunda onda que pontuasse acima dos 7,15. O máximo que conseguiu foi um 6,75, ficando a apenas 0,40 pontos de destronar o Martim da liderança. Fica assim bem presente a intensa disputa nesta memorável final.
No final, com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Carmo Silva, onde ficou bem patente a forma efusiva a tamanha conquista dos jovens atletas internacionais, procedeu-se à tradicional cerimónia de entrega de prémios, onde foram distribuídos troféus da FPS e Ericeira Surf Clube e prémios Billabong, 58 Surf e Native Açaí.
Comentários