Em apenas dois dias o GADIS Junior Pro Ferrol, segunda prova do circuito Pro Junior Europeu, chegou ao fim.
A Praia de Doniños, na Galicia, recebeu os melhores juniores europeus com ondas de meio metro e boa formação. Logo no round 2 da prova feminina tanto Francisca Veselko como Gabriela Dinis mostraram muito bom surf, com destaque especial para Veselko que, com notas de 8.5 e 7.5 pontos, combinou a segunda classificada no seu heat. As duas encontravam-se no round de 16 o que resultou na eliminação de Gabriela, numa bateria vencida pela espanhola Alejandra Balboa.
Seguiram-se as meias finais, e Francisca acabava por passar novamente em segundo lugar, desta vez atrás de Lucia Machado, eliminando duas surfistas espanholas. A final foi muito disputada, mas a basca Janire Etxabarri acabou por dominar o heat, com Francisca Veselko a terminar em segundo lugar, Lucia Machado em terceiro e Hina-Maria Conradi em quarto.
Na prova masculina a grande surpresa foi a eliminação de Afonso Antunes logo no round de 64. Curiosamente foi num heat 100% luso, um confronto de poucas ondas surfadas vencido por Francisco Ordonhas, com Santiago Graça em segundo e Martim Nunes em 4º. Apenas dois surfistas portugueses Francisco Ordonhas e Joaquim Chaves “sobreviveram” ao round de 32 e Ordonhas acabou eliminado na fase seguinte. Já Joaquim Chaves venceu a sua bateria do round de 16 e passou em segundo lugar nas meias finais, atrás de Sam Piter, para garantir uma vaga na final.
Adur Amatriain, que este ano já venceu uma prova QS e um Pro Junior, dominou mais uma final mesmo tendo surfado apenas 3 ondas. Joaquim Chaves também surfou muito e garantiu o segundo lugar no evento, seguido dos franceses Sam Piter e Kytann Foret.
Comentários