Já passaram quase 6 anos desde o dia que Vasco Ribeiro se sagrou campeão mundial júnior no Allianz ASP World Junior Championships. Este foi um título muito especial para o surf português, pois foi o primeiro, e único até hoje, conquistado por um surfista luso.
A final do evento foi disputada em ondas perfeitas em Ribeira D’Ilhas com um surfista que anos mais tarde se tornava campeão mundial da WSL, Ítalo Ferreira. Esse será um confronto que se repete no segundo heat da prova masculina do MEO Portugal Cup of Surfing.
Em tom de brincadeira Ítalo mencionou em conferencia de imprensa do evento que não se esqueceu da derrota para Vasco nesse mesmo local, um título importante que ficou fora do seu percurso, e que nesta prova poderia acertar contas. O ascensão deste surfista brasileiro foi uma das mais impressionantes de sempre no circuito mundial, culminando no título mundial que conquistou sobre Gabriel Medina, e o resto dos 32 melhores do mundo, no último heat de 2019 em Pipeline.
Teoricamente o campeão mundial em título, e vencedor dos últimos dois special events da WSL, é o favorito à vitória neste heat, que também conta com a presença do local Henrique Pyrrait. No entanto o surfista de São João do Estoril tem um historial digno de nota neste point break da Ericeira, com muitas vitórias neste local e poderá perfeitamente dominar a baateria.
Mas este será apenas um de muitos cheios de acção no MEO Portugal Cup of Surfing, uma prova que, ao que tudo indica, começa dentro de horas em Ribeira D’Ilhas, Ericeira.
Acompanha tudo em directo AQUI!
Heats do round 1 masculino:
Heat 1: Jadson Andre, Leonardo Fioravanti, Ramzi Boukhiam
Heat 2: Italo Ferreira, Vasco Ribeiro, Henrique Pyrrait
Heat 3: Kanoa Igarashi, Maxime Huscenot, Afonso Antunes
Heat 4: Frederico Morais, Gatien Delahaye, Aritz Aranburu
Heats do round 1 feminino:
Heat 1: Rachel Presti, Anat Lelior, Ariane Ochoa
Heat 2: Johanne Defay, Carolina Mendes, Camilla Cardoso
Heat 3: Pauline Ado, Yolanda Hopkins, Mafalda Lopes
Heat 4: Teresa Bonvalot, Nadia Erostarbe, Francisca Veselko
Comentários
Um comentário a “Ítalo Ferreira e Vasco Ribeiro repetem confronto histórico em Ribeira D’Ilhas”
E pronto. Ítalo tem um surf implacável, mas Vasco Ribeiro está com um surf muito aguçado. Muito aguçado mesmo. Por isso, Ítalo não coloque seu pé em ramo verde. Não olhe pro lado.