Logo no primeiro dia de espera do Rip Curl Rottnest Search presented by Corona a prova avançou, com condições que pareciam ser perfeitas. Ondas de um metro, com sets maiores quebravam Strickland Bay, uma onda cuja comparação ao main break de Margaret River era justa, mas o pico era um pouco mais tricky que muito esperavam.
Bastou começar o primeiro heat para se perceber que seria um dia difícil de competição pois, ao fim de quase 15 minutos, tanto os irmãos Wright como Griffin Colapinto contavam apenas com notas de 2 pontos, ou menores. Até que Mikey apanhou uma esquerda com mais espaço para manobrar e provou que a escolha de ondas seria o “nome do jogo” deste primeiro dia. Acabou por ser Owen a fazer a melhor onda, mas no fim Mikey Wright vencia o seu primeiro heat do round 1 do ano e Griffin caía para a repescagem.
Kanoa Igarashi, Jordy Smith e Filipe Toledo conseguiram encontrar ondas boas e fizeram algumas notas decentes para vencer os seus heats. O pior heat da fase foi o que juntou Ítalo Ferreira, Adriano de Souza e Taj Burrow já que os três encontraram grandes dificuldades em apanhar ondas boas. Adriano surfou apenas uma e venceu, Taj também só apanhou uma e caiu e Italo tentou aterrar alguns aéreos abusados mas não acertou grande coisa e ficou em segundo. Mas logo no heat seguinte Gabriel Medina mostrou que dava para fazer grandes notas, acertando três alley oops para a esquerda e, na última onda, ainda fez um alley oop seguido de um bom aéreo reverse e uma paulada, enquanto que Jack Freestone, já fora de água e com uma média combinada de 5.96 pontos, observava incrédulo.
Frederico Morais surfou no heat 9 do dia, contra Leonardo Fioravanti e Jadson André, tendo apanhado a sua primeira onda a 9 minutos do fim. Uma onda sem potencial ao fim de tanto tempo teria sido fatal, mas não foi o caso, Kikas apanhou uma esquerda com algum tamanho e parede e com um bom snap e uma batida garantiu a que seria a melhor nota do heat, 6.87 pontos. Minutos depois fez para a direita o seu back up, tendo aí a vitória nas mãos, melhorando ainda ligeiramente a sua média antes do heat acabar. O seu companheiro de equipa, Fioravanti, ficou próximo em pontuações, acabando em segundo lugar, enquanto que “Jaddy” acabou em terceiro. Tirando este heat, todas as baterias a partir do confronto de Gabriel Medina foram vencidas por goofies, nomeadamente por Ryan Callinan, Alex Ribeiro, Miguel Pupo, Yago Dora e Deivid Silva.
Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!
Comentários