Depois de alguns lay days o Rip Curl Rottnest Search presented by Corona, quinta etapa do Championship Tour, voltou à água, inicialmente com a prova feminina.
As ondas não estavam muito melhores que nos dias de prova anteriores, nem muito piores, mas aparentemente alguns membros do Championship Tour começaram a apanhar a “manha” da onda um pouco melhor. Que o digam Malia Manuel e Nikki Van Dijk, que despacharam duas das favoritas às fases finais, Caroline Marks e Stephanie Gilmore. Também Tyler Wright e Carissa Moore dominaram os seus heats, eliminando Sage Erickson e Mia McCarthy, mas a grande surpresa do dia foi a reviravolta na última onda de Amuro Tsuzuki, que terminou o heat muito bem para eliminar Courtney Conlogue.
Seguiu-se a prova masculina, também no sistema de overlapping heats, e foi Julian Wilson quem melhor se adaptou, fazendo logo no início a melhor onda do dia para eliminar Wade Carmichael. Foi um dia cheio de surpresas, Leonardo Fioravanti acabou com a super inspirada perna australiana de Ryan Callinan, o wildcard Liam O’Brien, que em 2019 ficou muito perto da qualificação para o CT, despachou o vencedor da etapa passada, Filipe Toledo, Mikey Wright finalmente acordou e superou Griffin Colapinto, enquanto que os dois primeiros do ranking, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira também venceram os seus heats. Outro que surfou muito foi Miguel Pupo, dominando por completo o seu heat contra Caio Ibelli com uma das melhores performances do dia.
Infelizmente Frederico Morais não passou desta fase, sendo eliminado por Michel Bourez. O português mostrou bom surf nas ondas que fez mas não conseguiu surfar tão no pocket como o seu adversário e ainda caiu na finalização da sua melhor, enquanto que Michel fez um dos seus melhores heats do ano e seguiu para os oitavos de final.
Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!
Comentários