A prova da Liga MEO Surf do Porto é uma das mais incontornáveis de todo o circuito e, mais uma vez, foi um grande sucesso.
O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro começou cedo com ondas de metro e meio e grandes confrontos logo a partir das 8 da manhã. Primeiro na água esteve o heat do campeão nacional em título, Guilherme Ribeiro, que tinha vencido as duas últimas etapas deste circuito, contra um membro da uma geração ainda mais nova, Francisco Ordonhas. Ribeiro era o claro favorito mas Ordonhas surpreendeu tudo e todos com um backside muito afiado, avançando para as meias finais pela primeira vez na sua carreira. Halley Batista também era favorito contra Joaquim Chaves mas, mais uma vez, o underdog passou. Chaves conseguiu transformar o surf que tem mostrado recentemente nas sessões de free surf em notas altas e qualificou-se para as meias finais. No heat seguinte mais um goofy triunfou, Martim Nunes, que mostrou um nível de surf surpreendente e um ritmo competitivo muito alto para derrotar Arran Strong. Para fechar a fase Vasco Ribeiro fez o melhor surf do dia até aí, batendo Francisco Almeida e deixando claro aos surfistas da nova geração que iam ter que fazer algo muito especial para o bater.
Nas meias finais estavam dois surfistas que nunca tinham feito uma final, um com apenas uma final e o recordista de títulos nacionais. Na primeira Joaquim Chaves foi mais forte, eliminando Francisco Ordonhas. Depois foi a vez de Vasco Ribeiro voltar a aumentar a fasquia, com uma vitória por mais de 3 pontos sobre Nunes. Todo o ritmo estava do lado do pentacampeão nacional, Vasco Ribeiro, que deixou Joaquim Chaves a precisar da melhor onda de toda a prova, um 9.5, para virar o resultado.
Na prova feminina Francisca Veselko mostrou que está num pico de forma incrível, batendo Teresa Bonvalot na primeira meia final para encontrar no derradeiro heat a vencedora da prova anterior, Gabriela Dinis, que tinha derrotado Carolina Mendes na segunda meia final. Seria uma repetição da final da prova anterior mas desta vez Francisca não deu hipóteses, vencendo por larga vantagem para empatar com Gabriela na liderança do ranking.
A próxima etapa será o Allianz Ericeira Pro, de 10 a 12 de Junho.
Comentários